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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Certa vez, em um desses cursos, de que fazia parte

um homem que fora, durante longo tempo, operá-

rio, se estabeleceu uma dessas discussões em que

se afirmava ‘a periculosidade da consciência crítica’.

No meio da discussão, disse este homem: ‘Talvez seja

eu, entre os senhores, o único de origem operário.

Não posso dizer que haja entendido todas as palavras

que foram ditas aqui, mas uma coisa posso afirmar:

cheguei a esse curso ingênuo, e ao descobrir-me in-

gênuo, comecei a tornar-me crítico. Esta descoberta,

contudo, nem me faz fanático, nem me dá a sensação

de desmoronamento’ [...] (FREIRE, 2011, p. 31 e 32)

Novamente, na obra Pedagogia da Tolerância, Freire

menciona o dever do sonho, que impulsiona os sujeitos e

destaca as perspectivas humanas.

Olha, em primeiro lugar, eu até agora, nesse livro

que acabei de escrever, eu falo muito dos sonhos. E

chego a dizer que o sonho não é apenas um direito.

É até um dever que a gente tem. O sonho faz parte

da natureza do ser que nós, mulheres e homens, es-

tamos sendo. Ou seja, não era possível ser esse ser

que somos, você vê até que, do ponto de vista bio-

lógico, do ponto de vista genético, nós somos seres

muito especiais. (FREIRE, 2014, p. 353)

Camila de Almeida Silva, ex-bolsista do PAIETS, traz

na obra Educação Popular no Contexto do PAIETS – FURG a

perspectiva no entorno da Educação Popular que contempla

absolutamente a intencionalidade do Curso Esperança.

Contrário aos objetivos da educação tradicional, a

perspectiva de educação popular pretende que os

sujeitos que integram as salas de aula ou que es-

tejam fora delas permitam que haja uma interação

entre o conhecimento escolar institucional e o co-

nhecimento das comunidades, dos bairros, dos vila-

rejos, para que os educandos utilizem esses saberes

na prática social nos locais onde estudam ou moram

[...] (SILVA, 2012, p. 107)

Freire menciona o entendimento por Esperança, que

contempla demasiadamente o Curso Pré-Universitário por

adotar tal referência em seu nome: