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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
cação
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que será submetida à análise crítica. Já o diálogo,
constituindo o repensar sobre a prática anterior, por meio
de um processo de descodificação
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, alavancará uma nova
prática, mantendo uma unidade entre o contexto teórico e o
concreto. Terminadas as descodificações, passa-se ao proje-
to de redução do tema, no qual se procuram os núcleos fun-
damentais os quais se constituem em unidades de aprendi-
zagem com uma sequência, estabelecendo uma visão geral
ao tema reduzido.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo da proposta freiriana é a aquisição, por
parte do sujeito, de uma compreensão de si próprio e do
mundo no intuito transformar o contexto vivido.
Nesse contexto, percebe-se que a produção do co-
nhecimento constitui-se a partir de uma relação quando se
estabelece a reflexão do mundo e a ação transformadora do
ser humano, associando-se ao conceito da práxis.
A partir das ideias apresentadas, elencam-se alguns
pressupostos oriundos desse estudo os quais possuem por
objetivo promover relações educativas dialógicas em prol
da transformação social. Enfatiza-se: 1) A importância da
formulação de pensamentos idealizados, mas exercitando a
vinculação do conhecimento a um objetivo concreto; 2) A
compreensão de que abstrato e concreto formam um úni-
co método de conhecimento, no qual opostos se dialetizam
no ato de pensar; 3) A investigação dos sujeitos em relação
à realidade acontece durante a relação dialógica sobre os
conteúdos programáticos; 4) O reconhecimento dos sujeitos
constitui-se na interação, ao mesmo tempo em que esses
14 Para Freire (2004), a codificação se constitui a partir da representação dada
pela interação de seus elementos constituintes, na qual os sujeitos se reco-
nhecem na interação e, ao mesmo tempo, passam a ser objeto de reflexão.
15 A descodificação significa trazer o objeto desconhecido até a realidade do
sujeito, promovendo uma ressignificação, passando a representação a uma
situação concreta de aproximação do real, uma percepção crítica, que pro-
move a percepção, o surgimento e o desenvolvimento do conhecimento
novo.