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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cação

14

que será submetida à análise crítica. Já o diálogo,

constituindo o repensar sobre a prática anterior, por meio

de um processo de descodificação

15

, alavancará uma nova

prática, mantendo uma unidade entre o contexto teórico e o

concreto. Terminadas as descodificações, passa-se ao proje-

to de redução do tema, no qual se procuram os núcleos fun-

damentais os quais se constituem em unidades de aprendi-

zagem com uma sequência, estabelecendo uma visão geral

ao tema reduzido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo da proposta freiriana é a aquisição, por

parte do sujeito, de uma compreensão de si próprio e do

mundo no intuito transformar o contexto vivido.

Nesse contexto, percebe-se que a produção do co-

nhecimento constitui-se a partir de uma relação quando se

estabelece a reflexão do mundo e a ação transformadora do

ser humano, associando-se ao conceito da práxis.

A partir das ideias apresentadas, elencam-se alguns

pressupostos oriundos desse estudo os quais possuem por

objetivo promover relações educativas dialógicas em prol

da transformação social. Enfatiza-se: 1) A importância da

formulação de pensamentos idealizados, mas exercitando a

vinculação do conhecimento a um objetivo concreto; 2) A

compreensão de que abstrato e concreto formam um úni-

co método de conhecimento, no qual opostos se dialetizam

no ato de pensar; 3) A investigação dos sujeitos em relação

à realidade acontece durante a relação dialógica sobre os

conteúdos programáticos; 4) O reconhecimento dos sujeitos

constitui-se na interação, ao mesmo tempo em que esses

14 Para Freire (2004), a codificação se constitui a partir da representação dada

pela interação de seus elementos constituintes, na qual os sujeitos se reco-

nhecem na interação e, ao mesmo tempo, passam a ser objeto de reflexão.

15 A descodificação significa trazer o objeto desconhecido até a realidade do

sujeito, promovendo uma ressignificação, passando a representação a uma

situação concreta de aproximação do real, uma percepção crítica, que pro-

move a percepção, o surgimento e o desenvolvimento do conhecimento

novo.