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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Essa ganha ênfase em função de que os seres humanos, por
não captarem as “situações-limites” em sua globalidade,
empreendem manifestações periféricas.
Na maioria das vezes, a realidade percebida se forma
pela falta da compreensão crítica da totalidade em questão,
quando os sujeitos, captando pedaços dessa, acabam por
não reconhecer as interações constituintes da mesma e não
conseguem conhecê-la.
O mesmo autor justifica que, para conhecê-la, seria
necessário partir do ponto inverso, começar da visão totali-
zada de um contexto, isolar as partes e, pela cisão, voltar-se-
-ia com entendimento à totalidade em análise.
Com o intuito de desvelar a realidade social, Freire
compreende a necessidade de propor aos sujeitos as di-
mensões significativas
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de sua realidade, “[...] cuja análise
crítica lhes possibilite reconhecer a interação de suas partes”
(FREIRE, 2004, p. 96).
A captação e a compreensão da realidade percebida
se refazem, e os seres humanos passam a entender que a
razão da realidade não está fora dela, não se encontra dico-
tomizada. O processo de percepção da realidade social per-
mitirá a superação do conhecimento abstrato isolado das
partes e, também, a superação do conhecimento dedutivo
dessa mesma realidade.
A investigação do tema gerador compreende que os
sujeitos se assumam ativos, compartilhando na diferença, na
qual o investigar, como radicalidade crítica, significa a atua-
ção dos seres humanos sobre a realidade. Assim, o concreto
e o abstrato se movimentam, possibilitando um novo con-
creto. “Isto não significa a redução do concreto ao abstrato,
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Para Freire (2004), as dimensões significativas representam temáticas so-
cias, econômicas, políticas ou existenciais a serem discutidas em partes que
interagem, sendo percebidas pelos seres humanos como uma totalidade
da realidade social. “Desta maneira, as dimensões significativas, que por
sua vez, estão constituídas de partes em interação, ao serem analisadas,
devem ser percebidas pelos indivíduos como dimensões de totalidade.
Deste modo, a análise crítica de uma dimensão significativo-existencial
possibilita aos indivíduos uma nova postura, também crítica, em face das
´situações-limites´” (FREIRE, 2004, p. 96, grifo do autor).