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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Essa ganha ênfase em função de que os seres humanos, por

não captarem as “situações-limites” em sua globalidade,

empreendem manifestações periféricas.

Na maioria das vezes, a realidade percebida se forma

pela falta da compreensão crítica da totalidade em questão,

quando os sujeitos, captando pedaços dessa, acabam por

não reconhecer as interações constituintes da mesma e não

conseguem conhecê-la.

O mesmo autor justifica que, para conhecê-la, seria

necessário partir do ponto inverso, começar da visão totali-

zada de um contexto, isolar as partes e, pela cisão, voltar-se-

-ia com entendimento à totalidade em análise.

Com o intuito de desvelar a realidade social, Freire

compreende a necessidade de propor aos sujeitos as di-

mensões significativas

11

de sua realidade, “[...] cuja análise

crítica lhes possibilite reconhecer a interação de suas partes”

(FREIRE, 2004, p. 96).

A captação e a compreensão da realidade percebida

se refazem, e os seres humanos passam a entender que a

razão da realidade não está fora dela, não se encontra dico-

tomizada. O processo de percepção da realidade social per-

mitirá a superação do conhecimento abstrato isolado das

partes e, também, a superação do conhecimento dedutivo

dessa mesma realidade.

A investigação do tema gerador compreende que os

sujeitos se assumam ativos, compartilhando na diferença, na

qual o investigar, como radicalidade crítica, significa a atua-

ção dos seres humanos sobre a realidade. Assim, o concreto

e o abstrato se movimentam, possibilitando um novo con-

creto. “Isto não significa a redução do concreto ao abstrato,

11

Para Freire (2004), as dimensões significativas representam temáticas so-

cias, econômicas, políticas ou existenciais a serem discutidas em partes que

interagem, sendo percebidas pelos seres humanos como uma totalidade

da realidade social. “Desta maneira, as dimensões significativas, que por

sua vez, estão constituídas de partes em interação, ao serem analisadas,

devem ser percebidas pelos indivíduos como dimensões de totalidade.

Deste modo, a análise crítica de uma dimensão significativo-existencial

possibilita aos indivíduos uma nova postura, também crítica, em face das

´situações-limites´” (FREIRE, 2004, p. 96, grifo do autor).