XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Inserido nessa discussão, Freire (1969) aponta a edu-
cação como atividade fundamental cuja força está na ca-
pacidade dos seres humanos de incorporarem-se ao dina-
mismo da época de trânsito. “Dependeria de distinguirmos
lucidamente na época do trânsito o que estivesse nele, mas
não fosse dele, do que estando nele, fosse realmente dele”
(FREIRE, 1969, p. 48).
O momento do trânsito é o elo entre uma época que
se esvazia e uma nova que passa a se consubstanciar, possi-
bilitando à educação constituir-se como ferramenta em prol
da compreensão das contradições do tempo histórico, bem
como, tornar-se agente de superação e de criação de novas
percepções temáticas.
Essas percepções temáticas, com o foco em uma so-
ciedade homogeneamente aberta, constituem-se no ir e vir
do dinamismo do trânsito. Avanços e recuos que confundem
os seres humanos, e a cada recuo não trabalhado apropria-
damente, sem a percepção crítica do mistério do seu tempo,
corresponderia a uma desesperança.
Esse fazer uma sociedade homogeneamente aberta,
em nome de um processo de democratização, em face da
crescente participação popular e, ainda, pela superação da
situação do contexto, constitui-se como objetivo de forças
que nascem, pacificamente, às soluções almejadas. Por ou-
tro lado, forças tentam, reacionariamente, entravar o pro-
cesso, ao evitar o desafio da democratização, com o objetivo
de manter o contexto estabelecido.
Nesse momento, Freire (1969) aponta para a existên-
cia de duas categorias
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: os progressistas e os reacionários.
Para os progressistas, é no aprofundamento das contradi-
ções entre os velhos e os novos temas, provocadores de um
clima emocional, que se constitui a superação do momento.
Já, os reacionários formulam prescrições, gerando expecta-
tivas alheias ao povo.
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Freire (1969) afirma que é nos momentos de trânsito que os seres huma-
nos e as instituições dividem-se em categorias: os progressistas, aqueles
que são do trânsito, e os reacionários, aqueles que apenas estão no trânsi-
to.