Table of Contents Table of Contents
Previous Page  784 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 784 / 2428 Next Page
Page Background

784

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dessas ideias como a verticalidade e o autoritarismo, enrai-

zados na cultura centralizadora, mantinha-se uma política

assistencialista, dificultando experiências democráticas.

Freire (1959) problematiza que o planejamento educa-

cional deve estar associado às condições locais e regionais

e que essa descentralização

4

cria o sentido de organicidade

necessário ao processo educativo.

É nesse sentido, que, o autor, demonstra seu conven-

cimento quanto ao ser humano constituir a consciência de

sua responsabilidade social e política enfatizando a impor-

tância da inserção dos sujeitos em experiências democráti-

cas

5

. O aprendizado da democracia acontece na prática pela

vivência, o que possibilita introjetar o sentido do desenvol-

vimento econômico

6

, constituindo, por fim, um ser humano

não apenas expectador, mas participante do processo.

O saber democrático que se incorpora ao ser humano,

de maneira experimental e existencial, torna-se relevante ao

aprendizado dos sujeitos. Em sentido oposto, há um saber

transferido ao povo de maneira intelectualizada, saber esse

constituído pelo antidiálogo, o qual impõe ao ser humano

uma forma de assistencialismo, caracterizada pelo mutismo,

passividade e servidão.

A proposta freiriana remete a ajudar o ser humano

para que aprenda a ajudar-se, no sentido de promovê-lo,

ou ainda, “[...] fazê-lo agente de sua própria recuperação.

E, repitamos, pô-lo numa postura conscientemente crítica

diante de seus problemas e dos problemas da comunidade”

(FREIRE, 1959, p. 14).

4

Freire (1959) assume o termo descentralização, a partir da obra

Educação

não é previlégio

de Anísio Teixeira. Nesse contexto, a reforma na educa-

ção deveria ser uma reforma política, permanentemente descentralizante,

onde os municípios poderiam gerir os fundos municipais de educação, no

intuito de implantar sistemas educacionais locais.

5

As experiências democráticas abordadas por Freire (1959) estão ligadas

ao mundo da vida, ao contexto histórico onde os seres humanos estão

inseridos.

6

Freire (1959) faz referência ao desenvolvimento econômico como preocu-

pação da inserção do sujeito, na realidade brasileira no final dos anos 50,

contexto esse de industrialização e democratização.