XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
779
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
Outro marco para o projeto, com a consolidação da
Política publica pela criação da Escola Municipal de Educa-
ção de Jovens e Adultos Paulo Freire, na qual poderá con-
templar outras comunidades pesqueiras, disponibilizando
aos parceiros locais um projeto pedagógico com metodo-
logia específica para essa categoria, respeitando sua cultura,
experiência e realidade.
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Carlos Rodrigues.
O que é Educação Popular
.
Brasiliense, São Paulo, 2006.
FREIRE, Paulo
. Pedagogia do Oprimido
. Rio de Janeiro: Paz
e Terra. 1987.
ARELARO, Lisete.
O Ensino Fundamental no Brasil: avan-
ços, perplexidades e tendências, in Educação & So-
ciedade.
Campinas, v. 26, n. 92, outubro/2005.
ARROYO, Miguel.
A educação de jovens e adultos
. São
Paulo, 2001.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues.
O que é Educação Popular
.
Ed Brasiliense. 2006.
FREIRE Paulo.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessá-
rios a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE Paulo; GADOTTI, Moacir; GUIMARÃES Sérgio.
Peda-
gogia: diálogo e conflito
.
6.ed. São Paulo: Cortez,
2001.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia. Saberes necessá-
rios à pratica educativa.
Ed. Moderna,1996.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
.
47.ed. Rio de Janei-
ro: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, Luiz Carlos.
Ciclos, Seriação e Avaliação: confron-
to de lógicas
. SP: Ed. Moderna, 2003.
MARQUES, M
á
rio Os
ó
rio.
Educação das ci
ê
ncias: interlocu-
çã
o e complementaridade.
Iju
í
: Editora Uniju
í
, 2002.