XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
777
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
no Ensino Médio para poder ter outra formatura...”
(EDUCAN-
DA G - Ensino Médio). Por meio desse trecho, identificamos
a pertinência e importância para a educanda em participar
de um momento solene, o qual marca a realização de um
anseio.
Ao conhecerem de forma mais profunda as propostas
existentes no projeto, os educandos passam a valorizar as
metodologias de ensino utilizadas nas aulas. O Projeto pro-
põe aos educadores que trabalhem os conceitos e conteúdos
de seus componentes curriculares, a partir da realidade dos
educandos. Com a valorização dos diferentes sujeitos e das
suas vivências, as aulas se tornam mais dinâmicas, interessan-
tes e com uma maior participação dos estudantes. Neste sen-
tido, vemos o reconhecimento do esforço dos educadores:
Os professores são muitos bons, mostram para
gente que tudo que eles dão na sala de aula está
no nosso dia a dia, fazem com que eu enxergue
que muitas das coisas e já sabia de outra manei-
ra...” (EDUCANDO H - Ilha dos Marinheiros - Ensino
Fundamental).
Acreditamos que apenas através do reconhecimento
e valorização dos saberes desses sujeitos é que podemos
realizar a prática de um ensino significativo. Além disso, o
Projeto não visa simplesmente o acesso à escola, mas tam-
bém a permanência e o combate a evasão. O processo ex-
cludente fez parte, em algum momento, da vida dessas pes-
soas quando por algum motivo não tiveram mais o direito a
escolarização. Como os mesmos apontam
:
Consegui entrar para a escola aos 9 anos. Cursei
até a 4ª série, mas aos 12 anos tive que parar de
estudar, pois não havia Ensino Fundamental para a
4ª série na localidade. Aos 15 anos comecei a tra-
balhar. Fui ajudar meu pai na pesca.” (EDUCANDO
I – Ilha da Torotama – Ensino Médio).
No entanto, esses educandos não retomaram os es-
tudos apenas pela certificação, estão motivados pela apren-
dizagem, pela troca de experiências, fatores estes que refle-