XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
773
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
ção para a compreensão mútua, contra a exclusão por moti-
vos de raça, sexo, cultura ou outras formas de discriminação
e, para isso, o educador deve conhecer bem o próprio meio
do educando, pois somente conhecendo a realidade desses
jovens e adultos é que haverá uma educação de qualidade.
“O presente projeto ambiciona colaborar com a
qualificação das práticas de jovens e adultos, am-
pliando as possibilidades de crescimento social no
mundo do trabalho e, simultaneamente, abrindo
perspectivas de formação e reflexão de todos os
sujeitos do projeto educativo. Tanto a cultura de um
povo quanto a consciência de um homem não são
apenas vagos produtos de uma época da história.
Elas representam construções pessoais, interativas
e sociais de símbolos e de significados. São cons-
truções culturais de modos de ser, de viver e de
pensar, edificadas entre os erros e os acertos deter-
minados pelos limites de uma sociedade”. (GEERTZ,
1976, p.15)
Assim, busca-se dar voz aos educandos, fazendo-os
falar, orientando-os a pensar de forma crítica e a coloca-
rem-se no mundo como sujeito melhor qualificado para o
convívio social, cultural e profissional (FREIRE, 2005). Por
apresentar uma oportunidade de construir novo saberes,
é oferecida uma educação comprometida e participativa
orientada pela perspectiva de realização e conclusão do En-
sino Fundamental e Médio dentro das modalidades educa-
cionais da EJA.
Nesse horizonte, consideramos que a educação não
deve estar limitada ao caráter científico de maneira a negar
os conhecimentos dos sujeitos oriundos de suas vivências e
de seu contexto. Essa busca pelo respeito e valorização das
culturas, representa a utopia motivadora de nossa ação na
esfera da educação. Assim, é de extrema importância abor-
dar o projeto aqui referido, o qual possibilita o respeito e a
apropriação dos saberes dos educandos. Nesse prisma,
(...)a educação a percebemos como interlocução
de saberes sempre em reconstrução através das