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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

ção para a compreensão mútua, contra a exclusão por moti-

vos de raça, sexo, cultura ou outras formas de discriminação

e, para isso, o educador deve conhecer bem o próprio meio

do educando, pois somente conhecendo a realidade desses

jovens e adultos é que haverá uma educação de qualidade.

“O presente projeto ambiciona colaborar com a

qualificação das práticas de jovens e adultos, am-

pliando as possibilidades de crescimento social no

mundo do trabalho e, simultaneamente, abrindo

perspectivas de formação e reflexão de todos os

sujeitos do projeto educativo. Tanto a cultura de um

povo quanto a consciência de um homem não são

apenas vagos produtos de uma época da história.

Elas representam construções pessoais, interativas

e sociais de símbolos e de significados. São cons-

truções culturais de modos de ser, de viver e de

pensar, edificadas entre os erros e os acertos deter-

minados pelos limites de uma sociedade”. (GEERTZ,

1976, p.15)

Assim, busca-se dar voz aos educandos, fazendo-os

falar, orientando-os a pensar de forma crítica e a coloca-

rem-se no mundo como sujeito melhor qualificado para o

convívio social, cultural e profissional (FREIRE, 2005). Por

apresentar uma oportunidade de construir novo saberes,

é oferecida uma educação comprometida e participativa

orientada pela perspectiva de realização e conclusão do En-

sino Fundamental e Médio dentro das modalidades educa-

cionais da EJA.

Nesse horizonte, consideramos que a educação não

deve estar limitada ao caráter científico de maneira a negar

os conhecimentos dos sujeitos oriundos de suas vivências e

de seu contexto. Essa busca pelo respeito e valorização das

culturas, representa a utopia motivadora de nossa ação na

esfera da educação. Assim, é de extrema importância abor-

dar o projeto aqui referido, o qual possibilita o respeito e a

apropriação dos saberes dos educandos. Nesse prisma,

(...)a educação a percebemos como interlocução

de saberes sempre em reconstrução através das