XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
775
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
pior e tenho os meus filhos para criar...” (EDUCANDO A - Ilha
da Torotama - Ensino Médio).
Outros educandos veem a importância do projeto no
melhoramento da autoestima, problemática essa enfrentada
e trabalhada nas ações desenvolvidas. O interessante é que
eles conseguem enxergar essas mudanças e expressam o
quanto isso se torna significativo em suas vidas:
O projeto mudou a minha vida, hoje me sinto mais
importante. Coisa boa quando chego nas lojas na
cidade e me perguntam ate que serie eu estudei e
eu digo que já tenho o Ensino Fundamental e estou
estudando o Ensino Médio, antes eu tinha até ver-
gonha de dizer que tinha a 4ª série [...] (EDUCAN-
DO C - Ilha da Torotama - Ensino Médio).
Esta problematização vai ocorrendo na medida em
que os educandos através do diálogo expressam seus senti-
mentos e sentido ao retorno escolar. Neste espaços dialógi-
cos eles problematizam sobre as situações concretas e reais
em que estão vivendo. Sobre essa colocação reforçamos
com Freire:
“Esta busca nos leva a surpreender, nela, duas di-
mensões; ação e reflexão, de tal forma solidárias,
em uma interação tão radical que, sacrificada, ain-
da que em parte, uma delas, se ressente, imediata-
mente, a outra. Não há palavra verdadeira que não
seja práxis. Daí, que dizer a palavra verdadeira seja
transformar o mundo”.(FREIRE, 2001).
Além da satisfação em concluírem uma nova etapa da
escolarização, outros educandos ressaltam a importância do
projeto com relação às vivências familiares. Hoje, podemos
afirmar que o sentido do estudo ganha destaque nas co-
munidades, haja vista que, os pais incentivam cada vez mais
seus filhos a estudarem visando outras possibilidades no fu-
turo. Assim,
Agora posso ajudar meus filhos nos temas de co-
légio, isso é muito importante para mim, pois às
vezes ele me pedia e eu não sabia. Também eu vol-