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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
possuem saberes a partir de suas vivências e experiências
cotidianas, reconhecendo neste processo a necessidade de
valorizar tais conhecimentos. Após a definição conjunta de
metas educacionais, a comissão realizou diversos encontros
com as comunidades pesqueiras a fim de perceber as ex-
pectativas e o possível interesse na participação dos mora-
dores locais no Projeto.
Após a coleta do número de interessados por comu-
nidades pesqueiras se definiu que a primeira comunidade
que iria ser contemplada seria a Ilha da Torotama, por ter
o maior número de interessados. Então foi proposto um
projeto piloto com 16 alunos. Posteriormente seriam con-
templadas as demias localidades, conforme a disponilidade
dos voluntários e as condições de deslocamento e espaços
fisicos. E as aulas acontecem no período que se chama “de-
feso” que é o período em que os pescadores recebem um
salário mínimo, pois não podem pescar por causa da repro-
dução das espécies.
CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA
De acordo com Brandão, a Educação Popular possibili-
ta a partilha de conhecimentos e valores, que ajudam o edu-
cando a ser crítico, criativo, solidário e participante da edu-
cação cidadã
.
Trabalhar com a EJA como Educação Popular
é sim, como enfatizava Freire, respeitar o conhecimento de
mundo do Jovem e do adulto, é ainda, mostrar a eles que to-
dos têm capacidade, ensiná-los a ser crítico (FREIRE, 2005), é
preciso questionar e ainda buscar mais conhecimentos, não
ficando apenas com o que é “passado” na escola.
O fortalecimento da autoestima individual e social pro-
porciona por meio das estratégias educacionais, o cumpri-
mento de nossas metas de sociabilizar experiências e mul-
tiplicar as possibilidades da melhoria da qualidade de vida
individual, familiar e comunitária. A Educação de Jovens e
Adultos deve ser sempre uma educação multicultural, uma
educação que desenvolva o conhecimento e a integração na
diversidade cultural, como afirma Gadotti (1979), uma educa-