Table of Contents Table of Contents
Previous Page  772 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 772 / 2428 Next Page
Page Background

772

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

possuem saberes a partir de suas vivências e experiências

cotidianas, reconhecendo neste processo a necessidade de

valorizar tais conhecimentos. Após a definição conjunta de

metas educacionais, a comissão realizou diversos encontros

com as comunidades pesqueiras a fim de perceber as ex-

pectativas e o possível interesse na participação dos mora-

dores locais no Projeto.

Após a coleta do número de interessados por comu-

nidades pesqueiras se definiu que a primeira comunidade

que iria ser contemplada seria a Ilha da Torotama, por ter

o maior número de interessados. Então foi proposto um

projeto piloto com 16 alunos. Posteriormente seriam con-

templadas as demias localidades, conforme a disponilidade

dos voluntários e as condições de deslocamento e espaços

fisicos. E as aulas acontecem no período que se chama “de-

feso” que é o período em que os pescadores recebem um

salário mínimo, pois não podem pescar por causa da repro-

dução das espécies.

CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA

De acordo com Brandão, a Educação Popular possibili-

ta a partilha de conhecimentos e valores, que ajudam o edu-

cando a ser crítico, criativo, solidário e participante da edu-

cação cidadã

.

Trabalhar com a EJA como Educação Popular

é sim, como enfatizava Freire, respeitar o conhecimento de

mundo do Jovem e do adulto, é ainda, mostrar a eles que to-

dos têm capacidade, ensiná-los a ser crítico (FREIRE, 2005), é

preciso questionar e ainda buscar mais conhecimentos, não

ficando apenas com o que é “passado” na escola.

O fortalecimento da autoestima individual e social pro-

porciona por meio das estratégias educacionais, o cumpri-

mento de nossas metas de sociabilizar experiências e mul-

tiplicar as possibilidades da melhoria da qualidade de vida

individual, familiar e comunitária. A Educação de Jovens e

Adultos deve ser sempre uma educação multicultural, uma

educação que desenvolva o conhecimento e a integração na

diversidade cultural, como afirma Gadotti (1979), uma educa-