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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

e do Povo Novo que ficam distantes geograficamente, tal

fato acaba desestimulando a continuidade dos estudos e fa-

zendo com que muitos jovens fiquem apenas com o Ensino

Fundamental.

As escolas municipais inseridas na localidade da To-

rotama e Marinheiros não contam com turma de EJA e por

isso a necessidade e a importância da inserção do projeto

Educação para Pescadores.

A partir dos princípios da valorização da dignidade

humana focados na educação, a Capitania dos Portos do Rio

Grande do Sul (CPRS) foi em busca de uma parceria, no ano

de 2007, com a Instituição de Ensino Superior, a Universi-

dade Federal do rio Grande (FURG), que aceitou o desafio.

A mesma apresentou a iniciativa aos acadêmicos licencian-

dos, os quais voluntariamente ofereceram sua inserção nas

ações educativas por meio de suas práticas mediadoras nos

encontros (conforme seus campos de saber) junto aos mo-

radores da Colônia de Pescadores Z-1.

Após este primeiro contato com a Universidade Fede-

ral do Rio Grande (FURG), outros órgãos como a Secretaria

de Município da Educação (SMED), Secretaria de Município

da Pesca (SMP), 18º Coordenadoria Regional de Educação

(18ª CRE) e a Colônia de Pescadores Z1, passaram a cola-

borar com o projeto. Por meio da divisão de tarefas e par-

tilhando as responsabilidades, tornou-se possível oficializar

o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) junto às comunidades

pesqueiras.

Dessa forma, durante as reuniões de organização do

Projeto, foi dada ênfase no que tange a possibilidade de

melhoria da autoestima dos educandos, os quais muitas

vezes, com sucessivos fracassos escolares, dificilmente con-

seguiriam reconhecer os meios de superarem sua condição

social. Além disso, eram considerados os limites impostos

pela sociedade atual em virtude da falta de conhecimentos

científicos e de uma escolarização básica.

Não obstante, era ressaltada a possibilidade de par-

tir dos conhecimentos populares desses sujeitos, os quais