XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
771
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
e do Povo Novo que ficam distantes geograficamente, tal
fato acaba desestimulando a continuidade dos estudos e fa-
zendo com que muitos jovens fiquem apenas com o Ensino
Fundamental.
As escolas municipais inseridas na localidade da To-
rotama e Marinheiros não contam com turma de EJA e por
isso a necessidade e a importância da inserção do projeto
Educação para Pescadores.
A partir dos princípios da valorização da dignidade
humana focados na educação, a Capitania dos Portos do Rio
Grande do Sul (CPRS) foi em busca de uma parceria, no ano
de 2007, com a Instituição de Ensino Superior, a Universi-
dade Federal do rio Grande (FURG), que aceitou o desafio.
A mesma apresentou a iniciativa aos acadêmicos licencian-
dos, os quais voluntariamente ofereceram sua inserção nas
ações educativas por meio de suas práticas mediadoras nos
encontros (conforme seus campos de saber) junto aos mo-
radores da Colônia de Pescadores Z-1.
Após este primeiro contato com a Universidade Fede-
ral do Rio Grande (FURG), outros órgãos como a Secretaria
de Município da Educação (SMED), Secretaria de Município
da Pesca (SMP), 18º Coordenadoria Regional de Educação
(18ª CRE) e a Colônia de Pescadores Z1, passaram a cola-
borar com o projeto. Por meio da divisão de tarefas e par-
tilhando as responsabilidades, tornou-se possível oficializar
o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) junto às comunidades
pesqueiras.
Dessa forma, durante as reuniões de organização do
Projeto, foi dada ênfase no que tange a possibilidade de
melhoria da autoestima dos educandos, os quais muitas
vezes, com sucessivos fracassos escolares, dificilmente con-
seguiriam reconhecer os meios de superarem sua condição
social. Além disso, eram considerados os limites impostos
pela sociedade atual em virtude da falta de conhecimentos
científicos e de uma escolarização básica.
Não obstante, era ressaltada a possibilidade de par-
tir dos conhecimentos populares desses sujeitos, os quais