766
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mente na educação); veto do artigo da Lei de Diretrizes Or-
çamentárias
4
para o cumprimento de metas previstas pelo
Plano Nacional de Educação; e a Reforma do Ensino Médio
4
,
aprovada em 2018, que propõe, entre outras medidas, que
até 40% do Ensino Médio seja realizado à distância, sendo
que para a EJA 100% de modo não presencial.
As reflexões aqui apresentadas e as mudanças que se
apresentam no contexto atual do país, fazem com que a pa-
lavra de Freire volte a ser uma inspiração e uma aspiração.
Porque se propõe libertadora, a educação da Pedagogia do
Oprimido requer a prática da liberdade através da consciên-
cia e do diálogo. Este era o percurso que, apesar das difi-
culdades, trilhávamos. Quanto às perspectivas futuras, cabe
aqui as palavras de Fiori (in FREIRE, 2014, p. 29) quando nos
diz que “as contradições conscientizadas não lhe dão mais
descanso, tornam-se insuportável a acomodação”. Que te-
nhamos esta desacomodação como horizonte.
REFERÊNCIAS
Brasil registra 42,9 milhões de matrículas na rede pública.
Agência Brasil
. Brasília/DF, 20 dez 2010. Disponível
em:
<http://www.brasil.gov.br/educacao/2010/12/ brasil-registra-429-milhoes-de-matriculas-na-rede -publica-diz-censo-escolar>BRASIL. Ministério da Justiça. Departamento Penitenciá-
rio Nacional –
Sistema Integrado de Informação
Penitenciária
(Infopen). Brasília, 2011. Disponível
em:
<http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJD574E 9CEITEMIDC37B2AE94C6840068B1624D28407509CP TBRNN.htm>______. Parecer CNE n º 11/2000 CEB.
Estabelece Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e
Adultos
. Brasília, 2000. Disponível em:
<http://portal. mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/pare cer_11_2000.pdf>4
AGÊNCIA BRASIL, 2017