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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mente na educação); veto do artigo da Lei de Diretrizes Or-

çamentárias

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para o cumprimento de metas previstas pelo

Plano Nacional de Educação; e a Reforma do Ensino Médio

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,

aprovada em 2018, que propõe, entre outras medidas, que

até 40% do Ensino Médio seja realizado à distância, sendo

que para a EJA 100% de modo não presencial.

As reflexões aqui apresentadas e as mudanças que se

apresentam no contexto atual do país, fazem com que a pa-

lavra de Freire volte a ser uma inspiração e uma aspiração.

Porque se propõe libertadora, a educação da Pedagogia do

Oprimido requer a prática da liberdade através da consciên-

cia e do diálogo. Este era o percurso que, apesar das difi-

culdades, trilhávamos. Quanto às perspectivas futuras, cabe

aqui as palavras de Fiori (in FREIRE, 2014, p. 29) quando nos

diz que “as contradições conscientizadas não lhe dão mais

descanso, tornam-se insuportável a acomodação”. Que te-

nhamos esta desacomodação como horizonte.

REFERÊNCIAS

Brasil registra 42,9 milhões de matrículas na rede pública.

Agência Brasil

. Brasília/DF, 20 dez 2010. Disponível

em:

<http://www.brasil.gov.br/educacao/2010/12/ brasil-registra-429-milhoes-de-matriculas-na-rede -publica-diz-censo-escolar>

BRASIL. Ministério da Justiça. Departamento Penitenciá-

rio Nacional –

Sistema Integrado de Informação

Penitenciária

(Infopen). Brasília, 2011. Disponível

em:

<http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJD574E 9CEITEMIDC37B2AE94C6840068B1624D28407509CP TBRNN.htm>

______. Parecer CNE n º 11/2000 CEB.

Estabelece Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e

Adultos

. Brasília, 2000. Disponível em:

<http://portal. mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/pare cer_11_2000.pdf>

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AGÊNCIA BRASIL, 2017