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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
res, pois a democratização do acesso ao ensino fundamental
proporcionou que 97% das crianças com idade entre 7 e 14
anos estivessem na escola, de acordo com o Ministério da
Educação.
Acessar, porém, nem de longe pode-se considerar
“permanecer”. Uma educação permanente, realmente diri-
gida às necessidades das sociedades modernas, não pode
continuar a definir-se em relação a um período particular da
vida – educação de adultos, por oposição à dos jovens, por
exemplo – ou a uma finalidade demasiado circunscrita – a
formação profissional, distinta da formação geral. Na ver-
dade, Soares nos sugere que precisamos aprender durante
toda a vida, de um modo complementar, ou, por suas pala-
vras “uns saberes penetram e enriquecem os outros” (SOA-
RES, 2002, p.41).
Para piorar este quadro, o processo de escolarização
da população para aqueles que permanecem na escola, não
faz uma correspondência entre tempo e aproveitamento:
continua baixa a média da escolaridade. Percebemos isto
pelo número restrito e insuficiente de acesso ao Ensino Mé-
dio, com desigualdade de desempenho no que se refere à
conclusão. Dados do Censo de 2010 indicam que esta etapa
da Educação Básica não foi concluída por 83,4% da popula-
ção com idade igual ou superior a 18 anos.
Ao analisarmos o desempenho da educação rural em
comparação à urbana, conforme o Censo de 2000, perce-
bemos que a diferença triplica do número de pessoas sem
escolaridade: na cidade é de 7%, e no campo é de 22%.
Se considerarmos a educação superior, enquanto 10% da
população urbana consegue acessá-la, apenas 1% da popu-
lação rural alcança esta escolaridade. Esses dados refletem
claramente a difícil tarefa da permanência que, se na cidade
já é um desafio, no campo se torna um quadro realmente
preocupante.
A proposição da função qualificadora, ao propor a
constante e permanente atualização do conhecimento, nos
remete às reflexões de Freire que delineia o homem como