XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
765
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
inconcluso e em “permanente movimento de busca do ser
mais” (FREIRE, 2014, p.101). Analisando a função qualifica-
dora com base na Pedagogia do Oprimido, podemos con-
siderar o caráter incompleto do ser humano, a consciência
de sua inconclusão, em contextos de realidades históricas
igualmente inacabadas refletidas no processo educacional.
Nos diz Freire (2014, p.102):
A educação problematizadora, que não é fixismo
reacionário, é futuridade revolucionária. Daí que
seja profética e, como tal, esperançosa. Daí que
corresponda à condição dos homens como seres
históricos e à sua historicidade. Daí que se identifi-
que com eles como seres mais além de si mesmos –
como “projetos” –, como seres que caminham para
frente, que olham para frente; como seres a quem
o imobilismo ameaça de morte; para quem o olhar
para trás não deve ser uma forma nostálgica de
querer voltar, mas um modo de melhor conhecer o
que está sendo, para melhor construir o futuro. Daí
que se identifique com o movimento permanente
em que se acham inscritos os homens [
e mulheres
]
(sic), como seres que se sabem inconclusos; movi-
mento que é histórico e que tem o seu ponto de
partida, o seu sujeito, o seu objetivo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao traçarmos este breve panorama podemos concluir
que são números muito expressivos que nos mostram uma
realidade muito difícil para o desafio a que se propõe a EJA,
que, apesar de tantas dificuldades, nestes dados apresen-
ta melhorias expressivas na vida pessoal e social de tantas
pessoas.
Os dados aqui apresentados, representam o período
de governo popular, ou seja, anterior às mudanças do go-
verno Temer que, dentre as principais e de maior impacto na
área da educação, podemos citar: a PEC 55
3
, aprovada em
2016, que congela por 20 anos os investimentos (principal-
3
PEC 55
<https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/mate- ria/127337>4 REDE BRASIL ATUAL, 2017.