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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

inconcluso e em “permanente movimento de busca do ser

mais” (FREIRE, 2014, p.101). Analisando a função qualifica-

dora com base na Pedagogia do Oprimido, podemos con-

siderar o caráter incompleto do ser humano, a consciência

de sua inconclusão, em contextos de realidades históricas

igualmente inacabadas refletidas no processo educacional.

Nos diz Freire (2014, p.102):

A educação problematizadora, que não é fixismo

reacionário, é futuridade revolucionária. Daí que

seja profética e, como tal, esperançosa. Daí que

corresponda à condição dos homens como seres

históricos e à sua historicidade. Daí que se identifi-

que com eles como seres mais além de si mesmos –

como “projetos” –, como seres que caminham para

frente, que olham para frente; como seres a quem

o imobilismo ameaça de morte; para quem o olhar

para trás não deve ser uma forma nostálgica de

querer voltar, mas um modo de melhor conhecer o

que está sendo, para melhor construir o futuro. Daí

que se identifique com o movimento permanente

em que se acham inscritos os homens [

e mulheres

]

(sic), como seres que se sabem inconclusos; movi-

mento que é histórico e que tem o seu ponto de

partida, o seu sujeito, o seu objetivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao traçarmos este breve panorama podemos concluir

que são números muito expressivos que nos mostram uma

realidade muito difícil para o desafio a que se propõe a EJA,

que, apesar de tantas dificuldades, nestes dados apresen-

ta melhorias expressivas na vida pessoal e social de tantas

pessoas.

Os dados aqui apresentados, representam o período

de governo popular, ou seja, anterior às mudanças do go-

verno Temer que, dentre as principais e de maior impacto na

área da educação, podemos citar: a PEC 55

3

, aprovada em

2016, que congela por 20 anos os investimentos (principal-

3

PEC 55

<https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/mate- ria/127337>

4 REDE BRASIL ATUAL, 2017.