Table of Contents Table of Contents
Previous Page  763 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 763 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

763

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

47). Assim, Freire (2014) identifica a dualidade que se instala

quando os oprimidos se descobrem não sendo livres:

Sua luta se trava entre serem eles mesmos ou se-

rem duplos. Entre expulsarem ou não o opressor de

“dentro” de si. Entre se desalienarem ou se mante-

rem alienados. Entre seguirem prescrições ou terem

opções. Entre serem espectadores ou atores. Entre

atuarem ou terem a ilusão de que atuam na atua-

ção dos opressores. Entre dizerem a palavra ou não

terem voz, castrados no seu poder de criar e recriar,

no seu poder de transformar o mundo (p.47-48).

FUNÇÃO QUALIFICADORA OU PERMANENTE

A terceira função básica da EJA, de acordo com o Pare-

cer 11/2000 é a função qualificadora ou permanente. Se pro-

põe proporcionar a todos a atualização de conhecimento por

toda a vida. Tornando-se, deste modo, o próprio sentido da

EJA, pois tem como fundamento o próprio caráter incompleto

do ser humano, considerando suas possibilidades de desen-

volvimento e adequação. De acordo com o documento:

A função qualificadora é também um apelo para

as instituições de ensino e pesquisa no sentido da

produção adequada de material didático que seja

permanente enquanto processo, mutável na varia-

bilidade de conteúdos e contemporânea no uso de

e no acesso a meios eletrônicos da comunicação.

Dentro deste caráter ampliado, os termos “jovens

e adultos” indicam que, em todas as idades e em

todas as épocas da vida, é possível se formar, se

desenvolver e constituir conhecimentos, habilida-

des, competências e valores que transcendam os

espaços formais da escolaridade e conduzam à rea-

lização de si e ao reconhecimento do outro como

sujeito (BRASIL, 2000, p.11).

Esta função, porém, abrange dois critérios que, embo-

ra em sua teoria faça sentido e tenha coesão, na nossa rea-

lidade estão dispersos: permanecer e qualificar. O acesso ao

ensino fundamental está sendo buscado e apresentou sinais

de um percurso mais seguro durante os governos popula-