XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
763
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
47). Assim, Freire (2014) identifica a dualidade que se instala
quando os oprimidos se descobrem não sendo livres:
Sua luta se trava entre serem eles mesmos ou se-
rem duplos. Entre expulsarem ou não o opressor de
“dentro” de si. Entre se desalienarem ou se mante-
rem alienados. Entre seguirem prescrições ou terem
opções. Entre serem espectadores ou atores. Entre
atuarem ou terem a ilusão de que atuam na atua-
ção dos opressores. Entre dizerem a palavra ou não
terem voz, castrados no seu poder de criar e recriar,
no seu poder de transformar o mundo (p.47-48).
FUNÇÃO QUALIFICADORA OU PERMANENTE
A terceira função básica da EJA, de acordo com o Pare-
cer 11/2000 é a função qualificadora ou permanente. Se pro-
põe proporcionar a todos a atualização de conhecimento por
toda a vida. Tornando-se, deste modo, o próprio sentido da
EJA, pois tem como fundamento o próprio caráter incompleto
do ser humano, considerando suas possibilidades de desen-
volvimento e adequação. De acordo com o documento:
A função qualificadora é também um apelo para
as instituições de ensino e pesquisa no sentido da
produção adequada de material didático que seja
permanente enquanto processo, mutável na varia-
bilidade de conteúdos e contemporânea no uso de
e no acesso a meios eletrônicos da comunicação.
Dentro deste caráter ampliado, os termos “jovens
e adultos” indicam que, em todas as idades e em
todas as épocas da vida, é possível se formar, se
desenvolver e constituir conhecimentos, habilida-
des, competências e valores que transcendam os
espaços formais da escolaridade e conduzam à rea-
lização de si e ao reconhecimento do outro como
sujeito (BRASIL, 2000, p.11).
Esta função, porém, abrange dois critérios que, embo-
ra em sua teoria faça sentido e tenha coesão, na nossa rea-
lidade estão dispersos: permanecer e qualificar. O acesso ao
ensino fundamental está sendo buscado e apresentou sinais
de um percurso mais seguro durante os governos popula-