778
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tem no baixo índice de evasão apresentado no projeto. De
acordo com um dos estudantes:
“Todas as vezes que pensei em desistir de ir a aula,
meus professores e meus colegas me ajudaram a
não desistir. Cada dia que passa gosto mais de vir
a aula, já fico até pensando quando eu me formar
como vai ser.” (EDUCANDO J - Ilha da Torotama -
Ensino Médio).
ALGUNS CONSIDERAÇÕES
As exigências, as práticas e as expectativas não são
individualizadas, devem ser problematizadas em grupo; os
resultados não são entendidos enquanto esforço individual,
mas sim coletivo. Percebemos nas falas e nas escritas dos
nossos educandos a valorização da proposta e o quanto a
mesma tem contribuído em suas vidas; promovendo mu-
danças de pensamentos, de atitudes e hábitos trazendo as-
sim melhorias para o seu cotidiano.
O projeto em quest
ã
o respeita os sujeitos das ilhas,
construindo junto a eles um processo educativo realmente
voltado
à
quelas comunidades, considerando suas especi-
ficidades. De acordo com a nossa visão, o educador do
projeto percebe-se muito mais sens
í
vel às pr
á
ticas sociais e
populares depois do trabalho realizado no projeto. Durante
os dez anos de atividades do projeto, muitos pescadores já
obtiveram melhores oportunidades profissionais, maior par-
ticipação na vida escolar dos filhos e um crescimento cultu-
ral das comunidades participantes.
Cabe ressaltar a importância de respeitar o período
de pesca, ou seja, as aulas ocorrerem apenas no período em
que os mesmos não estão em atividade no período em que
as atividades de pesca na Laguna dos Patos ficam proibi-
das, isso fez com que nossos índices de evasão sejam muito
baixos comparados as turmas de EJA das escolas da Cidade
de Rio Grande (RS), no máximo 10% em uma turma, que a
causa maior da evasão foi a dificuldade de deslocamento, 20
km de distancia, para o local que é realizado as aulas.