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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Retomando a elaboração inicial de que, para Freire, a

educação é parte de um projeto de transformação radical

da sociedade, compreende-se que a radicalização está vin-

culada à opção de que os seres humanos assumam-se como

sujeitos progressistas, pois “[...] a radicalização, que implica

no enraizamento que o homem faz na opção que fez, é po-

sitiva, porque preponderantemente crítica. Porque crítica e

amorosa, humilde e comunicativa” (FREIRE, 1969, p. 50).

DISCUSSÃO

Conforme já abordado, a ressignificação dos saberes

propicia aos sujeitos um momento de captação de novos

anseios e necessidades, constituindo uma visão nova dos

velhos temas. Essa nova visão possibilitará o exercício de

ações em prol da transformação do contexto.

Partindo do princípio de que a educação é um cami-

nho para que o sujeito forme uma consciência crítica dian-

te dos problemas da realidade e possa agir no sentido de

transformá-la, o educador deverá promover a apreensão da

realidade em partilha com os educandos, estando aberto a

um, permanentemente, aprender e ensinar.

Para Freire (2004), na obra Pedagogia do oprimido, o

diálogo passa a existir na relação do educador com os edu-

candos, momento esse em que se constitui a partilha das

visões de mundo, pois é pela situação presente, concreta, na

reflexão das aspirações dos seres humanos, que se poderá

organizar o conteúdo programático. Dessa maneira, nasce

a problematização do tema gerador a partir da constituição

do universo mínimo temático.

Esse universo mínimo é composto por temas os quais,

em geral, se contradizem e, por vezes, mantêm estruturas já

existentes, nas quais se estabelece uma relação de corres-

pondência entre os temas geradores e a realidade da qual

os sujeitos fazem parte, possibilitando perceber a inserção

dos envolvidos na temática.

Freire (2004) argumenta que os temas geradores, não

raro, encontram-se encobertos pelo que compreende como