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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Retomando a elaboração inicial de que, para Freire, a
educação é parte de um projeto de transformação radical
da sociedade, compreende-se que a radicalização está vin-
culada à opção de que os seres humanos assumam-se como
sujeitos progressistas, pois “[...] a radicalização, que implica
no enraizamento que o homem faz na opção que fez, é po-
sitiva, porque preponderantemente crítica. Porque crítica e
amorosa, humilde e comunicativa” (FREIRE, 1969, p. 50).
DISCUSSÃO
Conforme já abordado, a ressignificação dos saberes
propicia aos sujeitos um momento de captação de novos
anseios e necessidades, constituindo uma visão nova dos
velhos temas. Essa nova visão possibilitará o exercício de
ações em prol da transformação do contexto.
Partindo do princípio de que a educação é um cami-
nho para que o sujeito forme uma consciência crítica dian-
te dos problemas da realidade e possa agir no sentido de
transformá-la, o educador deverá promover a apreensão da
realidade em partilha com os educandos, estando aberto a
um, permanentemente, aprender e ensinar.
Para Freire (2004), na obra Pedagogia do oprimido, o
diálogo passa a existir na relação do educador com os edu-
candos, momento esse em que se constitui a partilha das
visões de mundo, pois é pela situação presente, concreta, na
reflexão das aspirações dos seres humanos, que se poderá
organizar o conteúdo programático. Dessa maneira, nasce
a problematização do tema gerador a partir da constituição
do universo mínimo temático.
Esse universo mínimo é composto por temas os quais,
em geral, se contradizem e, por vezes, mantêm estruturas já
existentes, nas quais se estabelece uma relação de corres-
pondência entre os temas geradores e a realidade da qual
os sujeitos fazem parte, possibilitando perceber a inserção
dos envolvidos na temática.
Freire (2004) argumenta que os temas geradores, não
raro, encontram-se encobertos pelo que compreende como