XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
793
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
passam a ser seu objeto de reflexão; e 5) A necessidade de
conhecimento da realidade na qual esse conhecer exige co-
dificar as partes e descodificá-las na busca da retotalização,
processos imbricados à ação-reflexão.
Não se tem como intuito encerrar a discussão a par-
tir dos pressupostos trabalhados, mas oportunizar que se
abram novas perspectivas na promoção da investigação de
conceitos que se compõem de forma articulada no que con-
cerne às relações dialético-dialógicas transformadoras.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Educação e atualidade brasileira.
Tese de
concurso para a cadeira de História e Filosofia da Edu-
cação. Recife: Escola de Belas Artes de Pernambuco,
1959.
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade
. 2. ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. 38. ed. São Paulo:
Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo.
Ação cultural para a liberdade e outros es-
critos
. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
KRONBAUER, Luiz Gilberto. Ação-reflexão. In: STRECK, Da-
nilo; REDIM, Euclides; ZITKOSKI, Jaime Jose (orgs).
Di-
cionário Paulo Freire
. 2. ed. Belo Horizonte: Autênti-
ca, 2010. p. 23-24.
PINTO, Álvaro Vieira.
Consciência e realidade nacional
. v.
2. Rio de Janeiro: ISEB/MEC, 1960.