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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
da identidade do Programa junto a diversidade de contex-
tos que o integram.
Neste sentido, o PAIETS assume seus contornos a
partir de 12 pré-universitários populares, sendo 9 situados
nos bairros populares de Rio Grande/RS, 01 em São José do
Norte/RS, 01 em Capão do Leão/RS e 01 em Santo Antônio
da Patrulha/RS. Sendo que destes pré-universitários se des-
taca: um que desenvolve suas atividades com pessoas em
situação de privação de liberdade, através da Justiça Res-
taurativa; e outro que direciona suas atividades com uma
comunidade de pesca artesanal na Ilha da Torotama (Rio
Grande/RS). Além disso, o PAIETS atua também na retoma-
da à educação básica junto ao grupo LGBT e também junto
aos pescadores artesanais. Atua ainda, na permanência na
universidade junta aos indígenas e quilombolas.
O contexto de foco neste trabalho, o Curso Pré-Uni-
versitário Popular Esperança, atua há 11 anos na Escola Esta-
dual de Ensino Médio Silva Gama, localizada no bairro/bal-
neário Cassino, na cidade do Rio Grande. Em seu histórico,
já nomeou-se como Venceremos, PAIETS Cassino e desde
2017 assume sua nova identidade embasada em discussões
entre educadores e educandos. Suas atividades começaram
em abril, dispondo de aulas de segunda-feira à sexta-feira,
das 19h às 22h40.
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência
do Curso Esperança em 2017 no envolvimento entre educa-
dores, educandos, escola e comunidade do balneário Cassi-
no. Além disso, há por intenção tornar-se uma avaliação e
autocrítica ao trabalho desenvolvido com intuito de melho-
rar no sentido da formação a partir dos saberes populares,
teor crítico e humanização entre os envolvidos.
HORIZONTE DO ESTUDO
Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido, aborda o
relato que ouviu de um homem de origem operária e que
contextualiza perfeitamente a busca pela criticidade almeja-
da no Esperança