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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

como nos diz nosso mestre Freire (1996) ensino e pesquisa

andam juntas. Ou seja, a educação transformadora nos exi-

ge muito, e somos pessoas capazes de fazer transformações

marcantes em qualquer lugar, basta acreditarmos em nosso

potencial, lutarmos por nossos direitos, estarmos sempre

em constante aprendizado e requerer sempre a participação

ativa entre escola e comunidade, pois juntos conseguiram ir

muito além do esperado pelo projeto antagônico. Contudo,

advertimos: Temos uma causa que não é a de minimizar os

problemas. Nossa luta é estrutural. Por isso,

Não é possível refazer este país, democratizá-lo,

humanizá-lo, torná-lo, sério, com adolescentes

brincando de matar gente, ofendendo a vida, des-

truindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a edu-

cação sozinha não transforma a sociedade, sem ela

tampouco a sociedade muda. (FREIRE, 1996, p. 67)

Então, não bastam legislações educacionais como o

caso do art. 62 da LDBEN que estabeleceu a necessidade de

profissionais com formação em nível superior. Igualmente,

não utamos somente pela elevação ad escolaridade dos se-

tores populares ou da obrigatoriedade da educação básica.

Precisamos de mais. É necessário nos perguntar a serviço de

quem estão essas legislações?

No caso em particular da AEPPA as educadoras utili-

zam-se das brechas das legislações para lutar pelo direito à

formação profissional na perspectiva da Educação Popular.

CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR

A educação popular se caracteriza como parte da his-

tória da Educação, e releva-se por ser dirigida aos sujeitos

que de alguma maneira foram excluídos do processo edu-

cativo e de um projeto alternativo de educação. Paulo Freire

nos apresenta uma pedagógica libertadora, que se faz pri-

mordial na construção de uma sociedade mais justa e igua-

litária. Para ele a educação libertadora contribui para nos

instrumentalizar para lutar contra as relações opressoras do