810
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
como nos diz nosso mestre Freire (1996) ensino e pesquisa
andam juntas. Ou seja, a educação transformadora nos exi-
ge muito, e somos pessoas capazes de fazer transformações
marcantes em qualquer lugar, basta acreditarmos em nosso
potencial, lutarmos por nossos direitos, estarmos sempre
em constante aprendizado e requerer sempre a participação
ativa entre escola e comunidade, pois juntos conseguiram ir
muito além do esperado pelo projeto antagônico. Contudo,
advertimos: Temos uma causa que não é a de minimizar os
problemas. Nossa luta é estrutural. Por isso,
Não é possível refazer este país, democratizá-lo,
humanizá-lo, torná-lo, sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, des-
truindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a edu-
cação sozinha não transforma a sociedade, sem ela
tampouco a sociedade muda. (FREIRE, 1996, p. 67)
Então, não bastam legislações educacionais como o
caso do art. 62 da LDBEN que estabeleceu a necessidade de
profissionais com formação em nível superior. Igualmente,
não utamos somente pela elevação ad escolaridade dos se-
tores populares ou da obrigatoriedade da educação básica.
Precisamos de mais. É necessário nos perguntar a serviço de
quem estão essas legislações?
No caso em particular da AEPPA as educadoras utili-
zam-se das brechas das legislações para lutar pelo direito à
formação profissional na perspectiva da Educação Popular.
CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR
A educação popular se caracteriza como parte da his-
tória da Educação, e releva-se por ser dirigida aos sujeitos
que de alguma maneira foram excluídos do processo edu-
cativo e de um projeto alternativo de educação. Paulo Freire
nos apresenta uma pedagógica libertadora, que se faz pri-
mordial na construção de uma sociedade mais justa e igua-
litária. Para ele a educação libertadora contribui para nos
instrumentalizar para lutar contra as relações opressoras do