XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
815
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
A LEITURA DA PALAVRAMUNDO
E A FORMAÇÃO DO LEITOR: DIÁLOGOS
COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Dirlei de Azambuja Pereira
1
Zuleyka da Silva Duarte
2
Paulo Freire, um dos mais importantes autores da
história da Pedagogia e reconhecido internacionalmente
por sua práxis educacional, apresentou aportes profícuos
para o campo da educação popular e a formação do lei-
tor. Conforme postulado de sua concepção teórica (FREIRE,
1997), a
leitura do mundo
antecede a
leitura da palavra
, o
que resulta na conjugação da
palavramundo
. De acordo
com esse movimento de compreensão crítica do texto e do
contexto, aflora um leitor empoderado e capaz de dizer a
sua palavra. Freire, ao longo de suas andarilhagens no/com
o mundo e em suas mais diversas experiências educativas,
demonstrou a relevância de uma concepção pedagógica
que se assentasse na formação crítica do leitor. A partir do
quadro em tela e por meio de uma pesquisa bibliográfica,
o presente escrito objetiva problematizar os contributos da
pedagogia freiriana para a formação do leitor. Acreditamos
que ao revisitar a teoria de Paulo Freire é possível eviden-
ciar elementos consistentes para a formação de um leitor
que, diante da leitura de sua realidade, compreenda, de
modo mais reflexivo, as palavras que nascem desse contex-
to. Ainda considerando o cenário descrito, práxis pedagó-
gicas ancoradas na perspectiva da educação popular (FREI-
RE; NOGUEIRA, 2014) podem emergir e colaborar com o
horizonte da transformação social radical (FREIRE, 1999).
1
Doutor em Educação (UFPel). Professor Adjunto da Universidade Federal
de Pelotas. E-mail:
pereiradirlei@gmail.com2
Doutora em Educação (UFPel). Professora Substituta da Universidade Fe-
deral de Santa Maria e da Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul.
E-mail:
zuduarte@yahoo.com.br