XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
817
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
A PALAVRA-AÇÃO-REFLEXÃO
NO PENSAMENTO FREIRIANO
Gabriel da Silva Barros
1
Luciane Albernaz de Araujo Freitas
2
André Luis Castro de Freitas
3
Palavras-chave:
Educação. Palavra-Ação-Reflexão. Pensa-
mento freiriano.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Na proposta freiriana, a práxis não é ação em si, sem
intencionalidade nem tampouco finalidade, mas, pelo contrá-
rio, é ação-reflexão. Dessa maneira, os seres humanos cons-
tituem-se historicamente como seres da práxis e nela têm-se
capacitado para transformar o mundo, para dar-lhe sentido.
“Somente como seres da práxis (homens-ação), aceitando
nossas situações-limites como desafios, podemos através de
nossa ação, transformar o mundo” (FREIRE, 1979, p. 67).
A problematização, presente na obra
Diálogos com
Paulo Freire
4
,
assume a necessidade do engajamento dos
seres humanos ao contexto vivido, ao que conduz, segundo
o próprio autor, ao encaminhamento radical à transforma-
ção sociocultural, dado um tempo histórico.
Essa transformação sociocultural é ato, pois, para Frei-
re, os seres humanos fazem sua história a partir de uma si-
tuação concreta, em um tempo espaço de possibilidades
1
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL, Pelotas, RS. Programa de
Pós-Graduação em Educação.
gabrieldasilvabarros1995@gmail.com2
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL, Pelotas, RS. Programa de Pós-
-Graduação em Educação.
lucianeal1968@gmail.com3
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS. Programa de
Pós-Graduação em Educação Ambiental.
dmtalcf@furg.br4
A obra
Diálogos com Paulo Freire
, de autoria de Carlos Alberto Torres,
disponibiliza várias entrevistas com Freire, entre elas, a entrevista aqui uti-
lizada, publicada, originalmente, em 1973 pelo Instituto de Ação Cultural,
denominada
Conscientização e libertação: conversa com Paulo Freire.