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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

817

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

A PALAVRA-AÇÃO-REFLEXÃO

NO PENSAMENTO FREIRIANO

Gabriel da Silva Barros

1

Luciane Albernaz de Araujo Freitas

2

André Luis Castro de Freitas

3

Palavras-chave:

Educação. Palavra-Ação-Reflexão. Pensa-

mento freiriano.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Na proposta freiriana, a práxis não é ação em si, sem

intencionalidade nem tampouco finalidade, mas, pelo contrá-

rio, é ação-reflexão. Dessa maneira, os seres humanos cons-

tituem-se historicamente como seres da práxis e nela têm-se

capacitado para transformar o mundo, para dar-lhe sentido.

“Somente como seres da práxis (homens-ação), aceitando

nossas situações-limites como desafios, podemos através de

nossa ação, transformar o mundo” (FREIRE, 1979, p. 67).

A problematização, presente na obra

Diálogos com

Paulo Freire

4

,

assume a necessidade do engajamento dos

seres humanos ao contexto vivido, ao que conduz, segundo

o próprio autor, ao encaminhamento radical à transforma-

ção sociocultural, dado um tempo histórico.

Essa transformação sociocultural é ato, pois, para Frei-

re, os seres humanos fazem sua história a partir de uma si-

tuação concreta, em um tempo espaço de possibilidades

1

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL, Pelotas, RS. Programa de

Pós-Graduação em Educação.

gabrieldasilvabarros1995@gmail.com

2

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL, Pelotas, RS. Programa de Pós-

-Graduação em Educação.

lucianeal1968@gmail.com

3

Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS. Programa de

Pós-Graduação em Educação Ambiental.

dmtalcf@furg.br

4

A obra

Diálogos com Paulo Freire

, de autoria de Carlos Alberto Torres,

disponibiliza várias entrevistas com Freire, entre elas, a entrevista aqui uti-

lizada, publicada, originalmente, em 1973 pelo Instituto de Ação Cultural,

denominada

Conscientização e libertação: conversa com Paulo Freire.