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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

nante, uma vez que as contradições que caracterizam a so-

ciedade contemporânea tomam conta das instituições onde

a educação sistemática está acontecendo e acabam por al-

terar o papel reprodutor da ideologia dominante.

PALAVRA-AÇÃO-REFLEXÃO

A proposta freiriana alerta sobre a situação de que

mesmo o educador negando a neutralidade no processo

educativo poderá, na medida em que reproduz a ideolo-

gia dominante, vir a tornar-se um manipulador. A prática

libertadora não se realiza, nem pela manipulação, nem pela

espontaneidade. “A manipulação é castradora, por isso au-

toritária. O espontaneísmo é licencioso, por isso irresponsá-

vel” (FREIRE, 1983, p. 29).

A partir desse momento, Freire remete à necessidade

de que o educador venha a aclarar a sua opção, a qual é

política e deverá manter coerência na prática. A coerência

entre a opção política e a prática é uma exigência pessoal e

enfatiza-se que “[...] não é o discurso o que ajuíza a prática,

mas a prática que ajuíza o discurso” (FREIRE, 1983, p. 29).

O problema surge na medida em que os educadores

proclamam uma opção democrática e acabam por desenvol-

ver uma prática não coerente com o discurso. Daí que esse

discurso seja um palavreado composto de vocábulos inflama-

dos e contraditórios, impondo uma prática autoritária.

Em contrapartida, a prática democrática significa reco-

nhecer nos outros o direito de dizer a sua palavra e, quando

a prática se torna autoritária, mesmo com um discurso de-

mocrático, esse direito é negado.

Uma prática democrática faz-se onde o direito de falar

corresponde ao dever de escutar, e como escutar implica

falar, o dever de escutar corresponde ao direito, igualmente,

de falar a quem se escuta. Dessa maneira, o escutar é falar

com os seres humanos envolvidos na relação, enquanto que

o simplesmente falar seria uma forma de não ouvi-los.

Quando a opção do educador é libertadora, o proces-

so educativo torna-se um ato de dizer a palavra, expondo-se