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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

crítica da realidade, pelos movimentos de palavra-ação-

-reflexão, irá conscientizar-se das novas ações em prol da

transformação da realidade.

Dessa maneira, enquanto o futuro da classe dominada

está associado à transformação revolucionária da socieda-

de, caminho para a libertação, o futuro da classe dominante

está associado à preservação da dominação da primeira.

Considerando as ideias descritas, compreende-se a ar-

ticulação do pensamento freiriano com a práxis social. Práxis

que parte da realidade, do contexto histórico no qual o ser

humano está inserido e, por movimentos de percepção crí-

tica dessa mesma realidade, realiza movimentos de reflexão.

Essa reflexão, imbricada ao processo de conscientização,

proporcionará novas ações de transformação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quando Freire problematiza a vocação do ser mais,

propõe uma relação educativa a favor da libertação e da

humanização dos seres humanos, os quais, envolvidos em

sua relação por meio dos movimentos de palavra-ação-

-reflexão, compreendem seu papel e passam a refletir a

respeito de novas maneiras de viver a sua existência. Ao

refletir sobre essas novas maneiras, buscam transformar o

meio em que vivem.

Em Freire, o ponto de partida é tanto o saber do edu-

cador quanto a prática social dos educandos. Essa prática,

– a ação – representa um dos eixos em torno do qual o pro-

cesso educativo irá constituir-se, o dizer – a palavra – é o

movimento que constituirá a horizontalidade entre os su-

jeitos, estabelecendo o direito de falar e dever de ouvir, e,

pelas elaborações teóricas – a reflexão –, é possível apreen-

der e analisar os saberes vivenciados pelos seres humanos

inseridos no processo educativo.

Nos movimentos de palavra-ação-reflexão, a análise

crítica é elaborada partindo da prática social a qual está in-

serida nas situações concretas pela codificação. O diálogo,

nessa perspectiva, constitui o repensar a prática anterior,