XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
crítica da realidade, pelos movimentos de palavra-ação-
-reflexão, irá conscientizar-se das novas ações em prol da
transformação da realidade.
Dessa maneira, enquanto o futuro da classe dominada
está associado à transformação revolucionária da socieda-
de, caminho para a libertação, o futuro da classe dominante
está associado à preservação da dominação da primeira.
Considerando as ideias descritas, compreende-se a ar-
ticulação do pensamento freiriano com a práxis social. Práxis
que parte da realidade, do contexto histórico no qual o ser
humano está inserido e, por movimentos de percepção crí-
tica dessa mesma realidade, realiza movimentos de reflexão.
Essa reflexão, imbricada ao processo de conscientização,
proporcionará novas ações de transformação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Quando Freire problematiza a vocação do ser mais,
propõe uma relação educativa a favor da libertação e da
humanização dos seres humanos, os quais, envolvidos em
sua relação por meio dos movimentos de palavra-ação-
-reflexão, compreendem seu papel e passam a refletir a
respeito de novas maneiras de viver a sua existência. Ao
refletir sobre essas novas maneiras, buscam transformar o
meio em que vivem.
Em Freire, o ponto de partida é tanto o saber do edu-
cador quanto a prática social dos educandos. Essa prática,
– a ação – representa um dos eixos em torno do qual o pro-
cesso educativo irá constituir-se, o dizer – a palavra – é o
movimento que constituirá a horizontalidade entre os su-
jeitos, estabelecendo o direito de falar e dever de ouvir, e,
pelas elaborações teóricas – a reflexão –, é possível apreen-
der e analisar os saberes vivenciados pelos seres humanos
inseridos no processo educativo.
Nos movimentos de palavra-ação-reflexão, a análise
crítica é elaborada partindo da prática social a qual está in-
serida nas situações concretas pela codificação. O diálogo,
nessa perspectiva, constitui o repensar a prática anterior,