XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
825
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
palavra salvadora
10
, a qual remete esse ser a uma condição
de passividade.
A prática democrática e crítica, pelo contrário, man-
tém correlacionadas a leitura do mundo e a leitura da pa-
lavra, como leitura da realidade, na qual esse sujeito atuará
sobre essa, de forma a propor transformações.
Essa leitura da realidade não poderá ser uma repeti-
ção mecanicamente memorizada da maneira como o edu-
cador exercita essa leitura, pois, nesse caso, cair-se-ia no
autoritarismo.
Nesse caminho, Freire compreende a ideologia do
astuto, a qual, do ponto de vista objetivo, é semelhante ao
contexto ingênuo, no que trate obstaculizar a emancipação
dos seres humanos. Porém distinguem-se subjetivamente,
quando o ingênuo prega a neutralidade, o astuto, marcado
pela ideologia dominante, assume essa ideologia como pró-
pria e faz da ingenuidade sua tática.
A linha de raciocínio que se contempla é que, na visão
ingênua, o educando, mesmo por um quefazer mecânico, dis-
sociado da realidade, poderá, aprendendo sobre sua prática,
perceber a inoperância de sua ação e, dessa maneira, renun-
ciando à ingenuidade, poderá assumir uma posição crítica.
Por outro lado, na concepção do astuto, o educando,
inserido em um processo de um quefazer mecânico, cen-
trado na doação da palavra, possui a sua cultura invadida e
passa a aprender a palavra, no processo educativo, a partir
da realidade definida pela elite, desconhecendo o seu pró-
prio contexto histórico.
De maneira contrária à do astuto, a percepção crítica
exercita as formas de ação e reflexão inseridas na práxis, as
quais permitirão a mudança da consciência, tal que a uni-
dade entre prática e teoria vão se constituindo em um, per-
manentemente, refazer no qual é possível o movimento da
prática para a teoria e, desta, a uma nova prática.
10 A reflexão de Freire (1983) remete àqueles que consideram o analfabeto
como um “homem perdido”, fora da realidade. Nessa perspectiva é preciso
salvar esse ser humano e sua salvação está no ato de receber a palavra de
maneira passiva.