XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
De acordo com Henz (2007):
[...] muitas de nossas escolas foram “esvaziadas” da
genteidade dos(as) educandos(as); todos parecem
estar ali somente em função da “transmissão dos
conhecimentos científicos”; esquecendo que a es-
cola é um lugar de gente (Freire). Lembremos: não
nascemos “homens” e ou “mulheres”; precisamos
aprender a ser gente. Então, educar é humanizar:
é ensinar-aprender a genteidade. Mais do que pe-
las teorias e conceitos; aprendemos a humanização
convivendo, dialogando, cooperando, envolven-
do-nos em processos de ensino-aprendizagem
em que cada um(a) – educando(a) e educador(a) –
possa dizer a sua palavra na inteireza de seu corpo
consciente (p. 161).
As pessoas é que são o centro da escola, pois são a ra-
zão de ser da educação aí desenvolvida. Cada um vem para
a escola para realizar sonhos, encontrar aquilo que almeja e
pretende para seu futuro, para a sua vida ganhar mais bo-
niteza. Por isso a necessidade de uma práxis educativa mais
humanizadora, mas preocupada com a “genteidade”. Para
isso, não podemos temer revelar o humano como educador,
“gostando de ser gente”, sabendo-se condicionado, mas
não determinado, tomando nas mãos a vida e a história – e
dentro delas a
práxis
educativa – como possibilidade de no-
vas (re)construções em nós mesmos e na realidade, sempre
com os outros (HENZ, 2007).
Este estudo tem por finalidade é uma socialização de
concepções e ações educacionais que se concretizam em
cotidianos de escolas públicas e procuram ressignificar as
contribuições da educação popular para a aprendizagem
de educandos e educadores em seu processo permanen-
te de auto(trans)formação. Inicialmente, apresenta algumas
considerações acerca do conceito de auto(trans)formação
permanente com educadores, seus impasses e conquistas
presentes no cotidiano da escola pública, sob a ótica da
educação popular. O objetivo maior, no entanto, é proble-
matizar a necessidade de dois elementos a este processo: a
escuta sensível e o olhar aguçado, enquanto possibilidades