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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Ao auto(trans)formar-se os participantes podem tam-
bém passar pelo movimento da
conscientização
, tomada
de consciência do processo conduzido de alternativas para a
ação concreta, a transformação de sua realidade. “Cada um
dos participantes vai tomando consciência das situações-li-
mite que o circundam e começa a refletir criticamente sobre
elas” (HENZ; FREITAS, 2015b, p. 80). É importante registrar
neste estudo que durante a sua conclusão, as discussões do
Grupo Dialogus têm apontado a criação de mais movimen-
tos, a fim de contemplar as experiências vivenciadas pelos
pesquisadores, professores e orientadores dos Círculos.
Durante a realização dos Círculos, o movimento do
olhar atento e da escuta sensível potencializou-se para que
fosse possível dar conta de abraçar a infinidade de textos/
contextos/coautoras/vivências que envolviam o caminhar
para as análises. Aliás, as análises transformaram a maneira
de ver e de perceber o outro. O diálogo foi o movimento
que despertou maiores aprendizagens. Por quantas horas
foi preciso estudar e conferir sentido para as falas e relações
estabelecidas nos encontros. A cumplicidade de entregar-
-se à experiência do diálogo teve de ser vigilante, já que o
papel de pesquisadora exige interação com as coautoras da
pesquisa, mas de, ao mesmo tempo, permitir-lhes o pro-
tagonismo, a vivência com o grupo e o sentido do diálogo
acerca da práxis.
OS DIÁLOGOS, A ESCUTA SENSÍVEL E OLHAR AGUÇADO
NO ESPAÇO ESCOLAR
Diante disso, precisamos encontrar formas de diálogo,
na escola e na sala de aula, que possam contribuir para o
crescimento e envolvimento dos sujeitos no processo edu-
cativo, de maneira que estes possam ser cidadãos atuantes
e participativos na sociedade. A professora Alegria salienta
que
“percebe as conquistas e os avanços quando o educando
consegue interagir com sua realidade dentro da sala de aula
levando para sua vida”.
Por isso a necessidade de um ensi-
nar e aprender mais próximo da realidade dos educandos,