XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
que venha ao encontro das suas reais necessidades e que
tenha um significado dentro e fora dos muros da escola.
Nesse sentido, pensamos uma modalidade da Edu-
cação de Jovens e Adultos flexível, dinâmica e adaptada às
diversas situações vivenciadas pelos estudantes. Por isso, a
educação precisa ser seguidamente discutida entre todos os
educadores interdisciplinarmente, tendo como premissa o
diálogo, o afeto e a interação entre educadores e educan-
dos. Assim, o encontro com o outro e a convivência com a
diversidade são de extrema importância.
Freire (1979) esclarece que:
É no diálogo que nos opomos ao antidiálogo tão
entranhado em nossa formação histórico-cultural,
tão presente e, ao mesmo tempo, tão antagônico
ao clima de transição. O antidiálogo, que implica
uma relação de A sobre B é o oposto a tudo isso.
É desamoroso. Não é humilde. Não é esperançoso;
arrogante; autossuficiente. Quebra-se aquela rela-
ção de “empatia” entre seus pólos, que caracteriza
o diálogo. Por isso tudo o antidiálogo não comuni-
ca. Faz comunicados. Precisamos de uma pedago-
gia da comunicação do qual pudéssemos vencer o
desamor do antidiálogo (p. 69).
Nesta perspectiva de viver uma pedagogia da co-
municação e diante das especificidades apresentadas pe-
los educandos da Educação de Jovens e Adultos é que as
escolas buscam conhecer o perfil desses educandos, suas
necessidades, interesses, expectativas em relação à escola,
aos colegas, enfim, à própria vida. A partir deste perfil traçar
metas, planejar interdisciplinarmente, visando a melhoria na
autoestima dos educandos.
Este é o grande desafio do educador: garantir um exer-
cício reflexivo e ativo, não apenas passivo de um ou outro,
mas que tenham uma visão coletiva onde homens e mulhe-
res sejam conscientes cidadãos do mundo e participantes
da sociedade com sua leitura de mundo, opinião própria.
A professora
Paciência
ressalta que
“é necessário momen-
tos dos alunos se expressarem, se desenvolverem, momentos