Table of Contents Table of Contents
Previous Page  832 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 832 / 2428 Next Page
Page Background

832

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de autonomia e valorização docente. Para tal, foram reali-

zados Círculos Dialógicos Investigativo-formativos em dois

universos de pesquisa: no Ensino Regular e na Educação de

Jovens e Adultos. As vivências dos professores, embora em

escolas diferentes, têm desafios comuns, que se entrelaçam

na luta por uma educação pública humanizadora e de qua-

lidade, onde cada um e uma possam se expressar, interagir

e refletir sua prática.

Dois universos de pesquisa dão nome e identidade ao

trabalho: uma escola da rede pública estadual de Santa Ma-

ria, RS, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, que

trabalha com projetos temáticos, e a escola Antônio João

Zandoná de Barra Funda, RS. É neste âmbito que se bus-

ca resgatar a voz de práticas emancipatórias de professores

que creem em si próprios e na sua visão de mundo acerca da

educação, na perspectiva da educação popular. Freire (2011)

afirma que não há transformação sem luta e que o processo

educativo deve ser uma constante busca pela emancipação

do sujeito.

A CONCEPÇÃO DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO

PERMANENTE: A VALORAÇÃO DA ESCUTA SENSÍVEL

E DO OLHAR AGUÇADO COMO METODOLOGIA DE

PESQUISA NO ESPAÇO ESCOLAR

A opção metodológica das pesquisas citadas neste ar-

tigo relacionam-se aos Círculos Dialógicos Investigativo-for-

mativos, metodologia que vem sendo estudada pelo “Grupo

Dialogus – Educação, Formação e Humanização com Paulo

Freire”, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que

vem dinamizando suas pesquisas sobre Paulo Freire e a au-

to(trans)formação dos professores sendo que a proposta dos

Círculos Dialógicos Investigativo-formativos reuniram o cole-

tivo de educadores nos momentos de formação permanente.

Os Círculos foram realizados com educadores em uma

concepção da valorização do professor e por sistematizar de

modo aprofundado os saberes, pela “formulação de ques-

tões que permitem a cada participante colocar em movi-