832
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de autonomia e valorização docente. Para tal, foram reali-
zados Círculos Dialógicos Investigativo-formativos em dois
universos de pesquisa: no Ensino Regular e na Educação de
Jovens e Adultos. As vivências dos professores, embora em
escolas diferentes, têm desafios comuns, que se entrelaçam
na luta por uma educação pública humanizadora e de qua-
lidade, onde cada um e uma possam se expressar, interagir
e refletir sua prática.
Dois universos de pesquisa dão nome e identidade ao
trabalho: uma escola da rede pública estadual de Santa Ma-
ria, RS, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, que
trabalha com projetos temáticos, e a escola Antônio João
Zandoná de Barra Funda, RS. É neste âmbito que se bus-
ca resgatar a voz de práticas emancipatórias de professores
que creem em si próprios e na sua visão de mundo acerca da
educação, na perspectiva da educação popular. Freire (2011)
afirma que não há transformação sem luta e que o processo
educativo deve ser uma constante busca pela emancipação
do sujeito.
A CONCEPÇÃO DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO
PERMANENTE: A VALORAÇÃO DA ESCUTA SENSÍVEL
E DO OLHAR AGUÇADO COMO METODOLOGIA DE
PESQUISA NO ESPAÇO ESCOLAR
A opção metodológica das pesquisas citadas neste ar-
tigo relacionam-se aos Círculos Dialógicos Investigativo-for-
mativos, metodologia que vem sendo estudada pelo “Grupo
Dialogus – Educação, Formação e Humanização com Paulo
Freire”, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que
vem dinamizando suas pesquisas sobre Paulo Freire e a au-
to(trans)formação dos professores sendo que a proposta dos
Círculos Dialógicos Investigativo-formativos reuniram o cole-
tivo de educadores nos momentos de formação permanente.
Os Círculos foram realizados com educadores em uma
concepção da valorização do professor e por sistematizar de
modo aprofundado os saberes, pela “formulação de ques-
tões que permitem a cada participante colocar em movi-