XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Nos Círculos, os participantes são constantemente de-
safiados a se (re)descobrirem, (re)organizarem seus saberes
e fundamentar a prática por meio de estudos teóricos e de
compreensão da cotidianidade da escola e do contexto. A
professora Sol afirma que acontece uma reinvenção na pro-
fissão ao se realizar esse movimento de (re)visitar aquilo que
se vê construindo com ações pedagógicas. Conforme Freire
aborda no trecho lido, “a gente se reinventa quando lê a
teoria, faz a nossa prática, a gente é autor da nossa própria
teoria embasado em outros autores, mas a gente consegue
ver”. Percebe-se que a fala da educadora reúne muitos dos
movimentos dos Círculos Dialógicos, visto que, ao realizar a
reflexão sobre o tema, também ocorre uma conscientização
quanto ao seu papel no mundo e a consciência do inacaba-
mento enquanto profissional, disposta a se reinventar e a
repensar aliando conhecimentos teóricos.
Ao trabalhar com uma proposta que pressupõe práti-
cas voltadas aos saberes da realidade, a escola também põe
a cara pra bater. Nem tudo dá certo, nem sempre há pela
comunidade a interpretação do que é feito, e isso pôde ser
sentido como uma forte aflição dos docentes que participa-
ram dos Círculos.
A professora Reflexão trouxe a percepção das dificul-
dades de se propor a uma metodologia problematizadora:
E isso é muito mais difícil, que é o que tem ali
“tornar-se um
professor crítico, [...] é muito mais que um repetidor caden-
ciado de frases e de ideias inertes do que um desafiador”
(FREIRE, 2011, p. 29).
Aí eu li um monte, então eu sei; mas
eu só estou repetindo, eu não estou fazendo nada que torne
o aluno crítico,
problematizador. Eu só sou um mero repeti-
dor do que alguém já falou. Quer dizer, eu vou concordando,
eu concordo, eu vou concordando, mas eu não mudo minha
prática.
PARA (NÃO) ENCERRAR OS DIÁLOGOS...
O presente trabalho procurou resgatar práticas
emancipatórias e dialógicas realizadas em duas escolas pú-