Table of Contents Table of Contents
Previous Page  837 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 837 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

837

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Nos Círculos, os participantes são constantemente de-

safiados a se (re)descobrirem, (re)organizarem seus saberes

e fundamentar a prática por meio de estudos teóricos e de

compreensão da cotidianidade da escola e do contexto. A

professora Sol afirma que acontece uma reinvenção na pro-

fissão ao se realizar esse movimento de (re)visitar aquilo que

se vê construindo com ações pedagógicas. Conforme Freire

aborda no trecho lido, “a gente se reinventa quando lê a

teoria, faz a nossa prática, a gente é autor da nossa própria

teoria embasado em outros autores, mas a gente consegue

ver”. Percebe-se que a fala da educadora reúne muitos dos

movimentos dos Círculos Dialógicos, visto que, ao realizar a

reflexão sobre o tema, também ocorre uma conscientização

quanto ao seu papel no mundo e a consciência do inacaba-

mento enquanto profissional, disposta a se reinventar e a

repensar aliando conhecimentos teóricos.

Ao trabalhar com uma proposta que pressupõe práti-

cas voltadas aos saberes da realidade, a escola também põe

a cara pra bater. Nem tudo dá certo, nem sempre há pela

comunidade a interpretação do que é feito, e isso pôde ser

sentido como uma forte aflição dos docentes que participa-

ram dos Círculos.

A professora Reflexão trouxe a percepção das dificul-

dades de se propor a uma metodologia problematizadora:

E isso é muito mais difícil, que é o que tem ali

“tornar-se um

professor crítico, [...] é muito mais que um repetidor caden-

ciado de frases e de ideias inertes do que um desafiador”

(FREIRE, 2011, p. 29).

Aí eu li um monte, então eu sei; mas

eu só estou repetindo, eu não estou fazendo nada que torne

o aluno crítico,

problematizador. Eu só sou um mero repeti-

dor do que alguém já falou. Quer dizer, eu vou concordando,

eu concordo, eu vou concordando, mas eu não mudo minha

prática.

PARA (NÃO) ENCERRAR OS DIÁLOGOS...

O presente trabalho procurou resgatar práticas

emancipatórias e dialógicas realizadas em duas escolas pú-