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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
O declínio dos movimentos de massa, a partir da dé-
cada de 60, visualizou-se em uma menor contestação ao
sistema, acarretando a adequação dos professores. Os te-
mores dos educadores dividem-se em: medo de perder o
emprego, serem chamados de radicais, além do desgaste
e a resistência dos alunos, o que gera o questionamento
quanto a atuar no ramo da educação. A relutância dos es-
tudantes encontra-se quando os docentes, em sala de aula,
empregam o uso formal da fala, o distanciamento dos temas
e dos interesses do aluno comum.
No caso do Brasil, a educação não é atrativa. O conhe-
cimento é composto pelo lugar de fala como pertencente
ao professor, enquanto os alunos permanecem calados, pela
memorização, sem aprofundamento, ou então, pela desvin-
culação da realidade dos educandos, de conteúdos e con-
ceitos, afinal, por aulas discursadas e não dialogadas. Nada,
ou praticamente nada na nossa educação tem a eficácia de
desenvolver nos estudantes o gosto pela pesquisa, através da
descoberta de novas informações, da revisão dos “achados”
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A estagnação do educador se dá, em maior propor-
ção, devido ao risco profissional e político do que à própria
complexidade de experimentar. Característico do viés políti-
co, o profissional da educação encontra-se em oposição ao
currículo tradicional e à escola enquanto espaço conserva-
dor, uma vez que, para os tradicionalistas, a transferência de
informação já existente, excluindo a possibilidade de reno-
vação dos conteúdos e conceitos, de professor para aluno,
equivale a rigor.
Dessa forma, Paulo Freire dialoga a respeito da consti-
tuição de um mapa ideológico da instituição, o qual propõe
o reconhecimento da área de atuação e seus limites dentro
do ambiente educacional, procurando caminhos para de-
senvolver uma educação, dado que
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FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade:
Educação “versus”
Massificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.