844
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dentro do campo da aproximação, o docente age como in-
termediador, colocando à disposição do aluno as ferramen-
tas para a construção do conhecimento e, trabalhando em
cima disso, proporciona o livre arbítrio ao educando.
Nesse ato conjunto de conhecimento, as atitudes
do professor libertador não podem perpassar a manipula-
ção, uma vez que, o educador não tem o direito de impor
seus posicionamentos, ideias e concepções aos alunos, ne-
gando, dessa forma, a possibilidade de entendimento da
realidade, por outro lado, deve garantir subsídios para o
embasamento do estudante, visto que, o contrário de ma-
nipulação não é a negação da responsabilidade educador-
-educação.
Análogo a Paulo Freire, “Educação, escola e docên-
cia: novos tempos, novas atitudes” (2014) de Mário Sérgio
Cortella, propõe a erotização da sala de aula, ou seja, tor-
nar atrativo, conversando com o pensamento freiriano de
aproximação professor-aluno, visando o discorrer de as-
suntos que envolvam o que é de convívio e de saber do
educando.
O professor tem de ser formado nessa direção, é
necessário que ele parta do já sabido para chegar
ao não sabido, que ele crie uma ambiência de par-
tilha de saberes, em que não só o docente aparece
como detentor do conhecimento (CORTELLA, Mário
Sérgio, 2014, p. 95).
Em síntese, a educação apresenta-se como um espaço
que necessita de intensas e constantes renovações. Aprimo-
rar as formas de transmitir o conhecimento, realocar o sen-
tido de dar aula evocando o diálogo horizontal e a troca de
experiências, trazer o aluno à sala de aula e voltar a aula para
o contexto do mesmo, apresentam-se como tentativas de
transcender a necessidade de uma educação que leve o ser
humano a uma nova postura diante dos problemas de seu
tempo/espaço, reconhecendo-se, dessa forma, como sujeito
de sua própria história, em um ambiente em que todas as
experiências sejam valorizadas.