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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dentro do campo da aproximação, o docente age como in-

termediador, colocando à disposição do aluno as ferramen-

tas para a construção do conhecimento e, trabalhando em

cima disso, proporciona o livre arbítrio ao educando.

Nesse ato conjunto de conhecimento, as atitudes

do professor libertador não podem perpassar a manipula-

ção, uma vez que, o educador não tem o direito de impor

seus posicionamentos, ideias e concepções aos alunos, ne-

gando, dessa forma, a possibilidade de entendimento da

realidade, por outro lado, deve garantir subsídios para o

embasamento do estudante, visto que, o contrário de ma-

nipulação não é a negação da responsabilidade educador-

-educação.

Análogo a Paulo Freire, “Educação, escola e docên-

cia: novos tempos, novas atitudes” (2014) de Mário Sérgio

Cortella, propõe a erotização da sala de aula, ou seja, tor-

nar atrativo, conversando com o pensamento freiriano de

aproximação professor-aluno, visando o discorrer de as-

suntos que envolvam o que é de convívio e de saber do

educando.

O professor tem de ser formado nessa direção, é

necessário que ele parta do já sabido para chegar

ao não sabido, que ele crie uma ambiência de par-

tilha de saberes, em que não só o docente aparece

como detentor do conhecimento (CORTELLA, Mário

Sérgio, 2014, p. 95).

Em síntese, a educação apresenta-se como um espaço

que necessita de intensas e constantes renovações. Aprimo-

rar as formas de transmitir o conhecimento, realocar o sen-

tido de dar aula evocando o diálogo horizontal e a troca de

experiências, trazer o aluno à sala de aula e voltar a aula para

o contexto do mesmo, apresentam-se como tentativas de

transcender a necessidade de uma educação que leve o ser

humano a uma nova postura diante dos problemas de seu

tempo/espaço, reconhecendo-se, dessa forma, como sujeito

de sua própria história, em um ambiente em que todas as

experiências sejam valorizadas.