XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
849
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
desse processo de ensino e aprendizagem,
estimulando-os assim a perceberem as desi-
gualdades sociais e educacionais da região e
a compreenderem a atuação deles pode alte-
rar um pouco essa realidade. Estimulando um
sentimento de pertencimento dos sujeitos à
esta Instituição Pública.
REFERENCIAL TEÓRICO: O CAMINHO PERCORRIDO DE
MÃOS DADAS COM A EDUCAÇÃO POPULAR
Diante da complexa realidade do ensino público no
país, da dualidade educacional, e da negação de oportu-
nidades iguais, especialmente aos filhos dos trabalhadores,
temos claro a importância do Curso Preparatório para o Pro-
cesso Seletivo do IFFar - campus São Borja no ingresso das
classes populares ao espaço de educação pública e de qua-
lidade, espaço pensado para democratizar as oportunidades
de acesso e permanência de todos os cidadãos. Cumprindo
assim seu papel de ser fonte de informação, empoderamen-
to, reflexão e, na extensão desses preceitos, um espaço de
aprendizado dos conhecimentos históricos, culturais e polí-
ticos. Nascimento (2002) nos aponta essas questões quando
discute sobre os movimentos dos cursos pré-vestibulares
populares:
A democratização das relações sociais no Brasil é
um processo historicamente relacionado à capaci-
dade de luta e de organização da sociedade. Diante
da diversidade de problemas e das questões que
se apresentam como desafios para a construção de
uma sociedade mais justa, e diante da negação de
direitos e oportunidades para parcelas significati-
vas da população brasileira (o que acontece desde
a colonização e atinge preferencialmente alguns
grupos sociais, como os negros e índios), organi-
zaram-se e continuam organizando-se vários movi-
mentos sociais. (2002, p.01)
O Curso de extensão proposto tem como finalida-
de incentivar e auxiliar os alunos das escolas públicas uma