Table of Contents Table of Contents
Previous Page  849 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 849 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

849

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

desse processo de ensino e aprendizagem,

estimulando-os assim a perceberem as desi-

gualdades sociais e educacionais da região e

a compreenderem a atuação deles pode alte-

rar um pouco essa realidade. Estimulando um

sentimento de pertencimento dos sujeitos à

esta Instituição Pública.

REFERENCIAL TEÓRICO: O CAMINHO PERCORRIDO DE

MÃOS DADAS COM A EDUCAÇÃO POPULAR

Diante da complexa realidade do ensino público no

país, da dualidade educacional, e da negação de oportu-

nidades iguais, especialmente aos filhos dos trabalhadores,

temos claro a importância do Curso Preparatório para o Pro-

cesso Seletivo do IFFar - campus São Borja no ingresso das

classes populares ao espaço de educação pública e de qua-

lidade, espaço pensado para democratizar as oportunidades

de acesso e permanência de todos os cidadãos. Cumprindo

assim seu papel de ser fonte de informação, empoderamen-

to, reflexão e, na extensão desses preceitos, um espaço de

aprendizado dos conhecimentos históricos, culturais e polí-

ticos. Nascimento (2002) nos aponta essas questões quando

discute sobre os movimentos dos cursos pré-vestibulares

populares:

A democratização das relações sociais no Brasil é

um processo historicamente relacionado à capaci-

dade de luta e de organização da sociedade. Diante

da diversidade de problemas e das questões que

se apresentam como desafios para a construção de

uma sociedade mais justa, e diante da negação de

direitos e oportunidades para parcelas significati-

vas da população brasileira (o que acontece desde

a colonização e atinge preferencialmente alguns

grupos sociais, como os negros e índios), organi-

zaram-se e continuam organizando-se vários movi-

mentos sociais. (2002, p.01)

O Curso de extensão proposto tem como finalida-

de incentivar e auxiliar os alunos das escolas públicas uma