Table of Contents Table of Contents
Previous Page  850 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 850 / 2428 Next Page
Page Background

850

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

maior preparação de estudo ao Processo Seletivo para o in-

gresso nos cursos integrados do IFFar- campus São Borja,

processo concorrido, inclusive por uma grande maioria de

alunos advindos das escolas particulares. Esta ação de ex-

tensão nasceu para auxiliar no rompimento com posições

pré-estabelecidas e desiguais para alunos das escolas públi-

cas, que para Brandão:

Um simples andar pela cidade revela aquilo que

a fala oficial justifica: a educação do povo é defi-

ciente e desvela aquilo que ela oculta: a deficiência

aparentemente acidental sustenta a necessidade de

que a educação seja desigual. Afirmando possuir as

condições do jogo, onde todos de início são dados

como iguais e partem das mesmas condições, sobre

as quais a diferença da qualidade individual esta-

beleça a diversidade dos resultados, ela se realiza

como um rito, onde as posições estão desmarcadas

de modo antecedente e desigual, e os resultados,

portanto, são conhecidos antes de serem cumpri-

dos pelos atores da escola( 2006, p.26)

Na intenção de romper essa lógica antecedente e

desigual, que o CPPS oportuniza aulas extras, ministradas

pelos estudantes do ensino médio integrado, com auxílio

dos acadêmicos das licenciaturas oferecidas na instituição e

orientação de docentes, atividades de raciocínio lógico, in-

terpretação, compreensão entre outros conceitos presentes

nas diferentes disciplinas estudadas durante o ensino funda-

mental. Vale lembrar que partimos do pressuposto teórico

de FREIRE de que “ensinar não é transmitir conhecimento,

mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou

sua construção” (1996, p. 47), por isso valorizar a dialogici-

dade no processo de ensino e aprendizagem é fundamental,

sendo uma constante neste projeto.

Todo o curso é permeado pela intencionalidade do

desvelamento da realidade local, quando acontecem ativi-

dades que envolvem desde os conteúdos do ensino funda-

mental, passando por questões ligadas ao empoderamento

dos sujeitos quanto ao seu lugar de fala e de ação, bem