850
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
maior preparação de estudo ao Processo Seletivo para o in-
gresso nos cursos integrados do IFFar- campus São Borja,
processo concorrido, inclusive por uma grande maioria de
alunos advindos das escolas particulares. Esta ação de ex-
tensão nasceu para auxiliar no rompimento com posições
pré-estabelecidas e desiguais para alunos das escolas públi-
cas, que para Brandão:
Um simples andar pela cidade revela aquilo que
a fala oficial justifica: a educação do povo é defi-
ciente e desvela aquilo que ela oculta: a deficiência
aparentemente acidental sustenta a necessidade de
que a educação seja desigual. Afirmando possuir as
condições do jogo, onde todos de início são dados
como iguais e partem das mesmas condições, sobre
as quais a diferença da qualidade individual esta-
beleça a diversidade dos resultados, ela se realiza
como um rito, onde as posições estão desmarcadas
de modo antecedente e desigual, e os resultados,
portanto, são conhecidos antes de serem cumpri-
dos pelos atores da escola( 2006, p.26)
Na intenção de romper essa lógica antecedente e
desigual, que o CPPS oportuniza aulas extras, ministradas
pelos estudantes do ensino médio integrado, com auxílio
dos acadêmicos das licenciaturas oferecidas na instituição e
orientação de docentes, atividades de raciocínio lógico, in-
terpretação, compreensão entre outros conceitos presentes
nas diferentes disciplinas estudadas durante o ensino funda-
mental. Vale lembrar que partimos do pressuposto teórico
de FREIRE de que “ensinar não é transmitir conhecimento,
mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou
sua construção” (1996, p. 47), por isso valorizar a dialogici-
dade no processo de ensino e aprendizagem é fundamental,
sendo uma constante neste projeto.
Todo o curso é permeado pela intencionalidade do
desvelamento da realidade local, quando acontecem ativi-
dades que envolvem desde os conteúdos do ensino funda-
mental, passando por questões ligadas ao empoderamento
dos sujeitos quanto ao seu lugar de fala e de ação, bem