Table of Contents Table of Contents
Previous Page  851 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 851 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

851

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

como de pertencimento da comunidade local

à

este espa-

ço público de educação. Nesta perspectiva trazemos para a

pauta Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido, quando diz

que : “Educador e educandos (liderança e massas), co-in-

tencionados à realidade, se encontram numa tarefa em que

ambos são sujeitos no ato, não só de desvelá-la e, assim,

criticamente conhecê-la, mas também no de recriar este co-

nhecimento” ( 1996,p.20).

Esperançoso de poder contribuir com as classes me-

nos favorecidas que o CPPS nasceu, tornando-se uma refe-

rência de equidade “[..] uma parcela da população que é

colocada em situação de desvantagem pela situação de

pobreza que lhe é imposta(Nascimento,2002, p.01)

METODOLOGIA: O CAMINHO ESCOLHIDO

Nos primeiros anos as aulas aconteciam pelo perío-

do da manhã e tarde de sábados antecedentes à prova, em

que cada aula era finalizado os conteúdos de uma discipli-

na, porém, buscando um melhor rendimento dos alunos e

ministrantes, o projeto começou a ser realizado apenas aos

sábados pela manhã para que os jovens pudessem ter a tar-

de livre para suas atividades.

Assim, as disciplinas de história, matemática, portu-

guês e geografia são concluídas em dois sábados consecu-

tivos e as disciplinas de física, química e biologia são minis-

tradas em um sábado para cada uma delas.

O curso propõe atividades dinâmicas, através do uso

de recursos como vídeos, slides, debates, rodas de conversa,

utilizando-se de estratégias para tornar mais atrativos estes

momentos de retomada dos conhecimentos adquiridos.

No último sábado de aula os inscritos recebem um trei-

namento para o processo seletivo, um simulado, tal qual a

prova que enfrentarão para acessar o campus São Borja. As

atividades do simulado são feitas pelos docentes que contri-

buem no projeto como orientadores e a montagem da prova,

no padrão do Processo Seletivo, é realizada pelos bolsistas,

desde o processo de diagramação ao processo de impressão.