XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
como de pertencimento da comunidade local
à
este espa-
ço público de educação. Nesta perspectiva trazemos para a
pauta Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido, quando diz
que : “Educador e educandos (liderança e massas), co-in-
tencionados à realidade, se encontram numa tarefa em que
ambos são sujeitos no ato, não só de desvelá-la e, assim,
criticamente conhecê-la, mas também no de recriar este co-
nhecimento” ( 1996,p.20).
Esperançoso de poder contribuir com as classes me-
nos favorecidas que o CPPS nasceu, tornando-se uma refe-
rência de equidade “[..] uma parcela da população que é
colocada em situação de desvantagem pela situação de
pobreza que lhe é imposta(Nascimento,2002, p.01)
METODOLOGIA: O CAMINHO ESCOLHIDO
Nos primeiros anos as aulas aconteciam pelo perío-
do da manhã e tarde de sábados antecedentes à prova, em
que cada aula era finalizado os conteúdos de uma discipli-
na, porém, buscando um melhor rendimento dos alunos e
ministrantes, o projeto começou a ser realizado apenas aos
sábados pela manhã para que os jovens pudessem ter a tar-
de livre para suas atividades.
Assim, as disciplinas de história, matemática, portu-
guês e geografia são concluídas em dois sábados consecu-
tivos e as disciplinas de física, química e biologia são minis-
tradas em um sábado para cada uma delas.
O curso propõe atividades dinâmicas, através do uso
de recursos como vídeos, slides, debates, rodas de conversa,
utilizando-se de estratégias para tornar mais atrativos estes
momentos de retomada dos conhecimentos adquiridos.
No último sábado de aula os inscritos recebem um trei-
namento para o processo seletivo, um simulado, tal qual a
prova que enfrentarão para acessar o campus São Borja. As
atividades do simulado são feitas pelos docentes que contri-
buem no projeto como orientadores e a montagem da prova,
no padrão do Processo Seletivo, é realizada pelos bolsistas,
desde o processo de diagramação ao processo de impressão.