XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
ANÁLISE E DISCUSSÃO: ALGUNS RESULTADOS NA
CAMINHADA
O projeto tem seis anos de execução dentro do
campus São Borja e sempre obteve boas médias de apro-
vação no processo seletivo, tendo em vista que o objetivo
estabelecido pela coordenação é de que mais de 50% dos
participantes possam ser aprovados. Nesse contexto, para
termos uma ideia do alcance do projeto, no ano de 2017
foram aprovados 68% dos alunos, contando a primeira e
a segunda chamada para ambos os cursos, Técnico em
Eventos e Técnico em Informática. Outro resultado impor-
tante a ser mensurado é o envolvimento de ex-alunos do
CPPS nos projetos do campus, pois passam a conhecer
todas as possibilidades que a instituição proporciona,
mas especialmente pelo empenho em se tornarem mo-
nitores para auxiliar na execução do projeto. Existe ainda
um diálogo importante dos dois cursos de licenciatura
em Matemática e Física, sendo que os acadêmicos desses
cursos também ministram aulas como monitores, orien-
tam nossos alunos do ensino médio e estimulam que os
monitores possam ingressar nas licenciaturas como forma
de verticalização do ensino.
Desde o ano de 2012, quando o projeto criou o
curso, até a edição de 2017, tivemos aproximadamente
365 candidatos atendidos e, destes, mais de duzentos in-
gressaram como alunos no Instituto Federal Farroupilha
– campus São Borja com o auxílio das aulas ministradas
pelos monitores, ou seja, por outros alunos. Nesses cinco
anos, foram mais de cem alunos envolvidos na execução
do projeto, sejam como monitores ou colaboradores na
organização.
O gráfico abaixo demonstra a efetividade do projeto,
desdobrado em quantitativo, ano a ano, o número de can-
didatos que fizeram o curso e o número e a porcentagem
de aprovados: