XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
855
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
O CPPS cumpre seu papel de extensão no IFFar, pois
traz a comunidade para o espaço de educação pública e de
qualidade, abre as portas para o público externo à institui-
ção, especialmente os das classes populares, no intuito de
contribuir na mudança do seu entorno. Ainda, trabalha com
a intenção de auxiliar na obtenção de maiores possibilida-
des de aprovação na prova do processo seletivo por meio
dos conhecimentos que são reforçados no decorrer das au-
las que acontecem aos sábados. Tudo isso com base nos
componentes curriculares das séries de ensino fundamental,
focando nos conteúdos de seu último ano e nos assuntos
exigidos pelo processo seletivo.
Considerando os índices de aprovação dos participan-
tes ao longo dos anos e o sentimento de pertencimento ao
IFFar que os alunos do CPPS têm após aprovação no pro-
cesso seletivo, é notório o entendimento de sucesso deste
curso durante todos os seis anos de execução. O que corro-
bora essa afirmativa é que os alunos que entraram no Insti-
tuto com auxílio do curso normalmente são voluntários para
ministrar aulas no CPPS e ainda, alguns alunos que foram
monitores, acabam seguindo a carreira do magistério.
Outro aspecto de extrema relevância diz respeito ao
protagonismo do projeto, que é praticamente todo realizado
pelos alunos do campus, cabendo aos professores o papel
de orientadores e da coordenação do projeto o gerencia-
mento das atividades. Este movimento desperta lideranças,
encoraja a autonomia nos estudantes e favorece um contato
com a realidade da comunidade a qual eles pertencem, re-
forçando a possibilidade e a necessidade de transformação
das nossas realidades.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
___________.
Pedagogia do Oprimido.
Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2005, 42.ª Edição.