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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

O CPPS cumpre seu papel de extensão no IFFar, pois

traz a comunidade para o espaço de educação pública e de

qualidade, abre as portas para o público externo à institui-

ção, especialmente os das classes populares, no intuito de

contribuir na mudança do seu entorno. Ainda, trabalha com

a intenção de auxiliar na obtenção de maiores possibilida-

des de aprovação na prova do processo seletivo por meio

dos conhecimentos que são reforçados no decorrer das au-

las que acontecem aos sábados. Tudo isso com base nos

componentes curriculares das séries de ensino fundamental,

focando nos conteúdos de seu último ano e nos assuntos

exigidos pelo processo seletivo.

Considerando os índices de aprovação dos participan-

tes ao longo dos anos e o sentimento de pertencimento ao

IFFar que os alunos do CPPS têm após aprovação no pro-

cesso seletivo, é notório o entendimento de sucesso deste

curso durante todos os seis anos de execução. O que corro-

bora essa afirmativa é que os alunos que entraram no Insti-

tuto com auxílio do curso normalmente são voluntários para

ministrar aulas no CPPS e ainda, alguns alunos que foram

monitores, acabam seguindo a carreira do magistério.

Outro aspecto de extrema relevância diz respeito ao

protagonismo do projeto, que é praticamente todo realizado

pelos alunos do campus, cabendo aos professores o papel

de orientadores e da coordenação do projeto o gerencia-

mento das atividades. Este movimento desperta lideranças,

encoraja a autonomia nos estudantes e favorece um contato

com a realidade da comunidade a qual eles pertencem, re-

forçando a possibilidade e a necessidade de transformação

das nossas realidades.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

___________.

Pedagogia do Oprimido.

Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 2005, 42.ª Edição.