854
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Ao longo desses seis anos, é visível o crescimento e de-
senvolvimento do projeto, pois o gráfico exibe exatamente essa
manutenção de altos índices de aprovação, garantindo assim a
democratização do acesso para alunos de escolas públicas ao
Instituto Federal Farroupilha – campus São Borja. Os dados co-
letados, como podem observar no gráfico, evidenciam que em
2012, dos 30 candidatos que fizeram o curso, 21 foram aprova-
dos(70%); em 2013 foi ampliado para 90 alunos, em 3 turmas e,
desses, 29 foram aprovados(32%); em 2014, dos 60 candidatos,
42 foram aprovados(71%); em 2015, dos 60 alunos que fizeram
parte do CPPS, 43 foram aprovados(73%); no ano de 2016, dos
60 candidatos, 37 obtiveram a aprovação(61%). A partir do ano
de 2017 contabilizamos como o total de candidatos apenas
os que frequentaram no mínimo 50% nas aulas, o que altera o
percentual de aprovados e, em nosso entendimento, mensura
de forma mais fidedigna o impacto do curso para a aprovação
dos candidatos. Por isso, em 2017, dos 70 inscritos, apenas 65
finalizaram o curso e destes 44 foram aprovados, totalizando
67% de aprovação.
Esses dados refletem os altos índices de aprovação
e também a importância do CPPS, pois normalmente um
terço das 120 vagas ofertadas é preenchido por candidatos
que frequentaram o curso.