XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
no que chamamos de ativismos ambientalistas baseado em
meras reproduções, relacionando-a diretamente com traba-
lhos emergenciais, ligados a datas comemorativas isoladas
e desconectadas como aproveitamento de garrafas pet em
hortas verticais quando não se explora o papel das hortas
urbanas e escolares na alimentação humana, especialmente
nas populações de baixa renda, por exemplo. Isso tem leva-
do ao mascaramento de uma realidade científica ligada ao
desenvolvimento sustentável do ponto de vista social. Por
isso consideramos nossa tarefa problematizar o tema por
meio da sustentabilidade social.
OBJETIVOS
Problematizar fundamentos e práticas da sustentabi-
lidade social a partir dos acontecimentos globais sejam eles
consequências de desastres naturais ou de ações produzi-
das pela humanidade;
Discutir elementos teóricos relacionados a ênfase do
evocativo educação popular no campo da educação am-
biental, em defesa da educação ambiental popular contra o
sistema capitalista necrófilo, tirano e assentado na explora-
ção desenfreada da dignidade humana e não humana justi-
ficada pelo capital econômico.
REFERENCIAL TEÓRICO
As discussões sobre a temática ambiental ganham
proporção no cenário mundial e podemos considerar que
nas últimas três ou quatro décadas, a EA tem potencializado
a organização de diversos grupos sociais, além de possibili-
tar a resolução de uma série de problemas, locais e globais.
E por isso deve ser concebida como “a educação como prá-
xis e processo dialógico, crítico, problematizador e transfor-
mador das condições objetivas e subjetivas que constituem
a realidade” (LOUREIRO, p. 21, 2007).
Neste sentido a Educação Ambiental (EA) admite uma
pedagogia de múltiplas referências por ser uma área multi-