XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
mentação prática, o desenvolvimento sustentável
continua basicamente atrelado a um desempenho
técnico, dentro das regras do jogo do sistema de
mercado capitalista,
sem atingir nem questionar
as relações de propriedade e apropriação capi-
talistas
, que geram pobreza, diferenciação social e
injustiça (102 grifos meus)
Precisamos urgentemente compreender e agir com
outras epistemologias que comportem a superação do ca-
ráter binário da ciência, que permitam romper e ampliar ou-
tras fronteiras, pois
a construção ou a produção do conheci-
mento do objeto implica o exercício da curiosidade epistemo-
lógica, sua capacidade crítica de tomar distância do objeto, de
observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo, de “cercar” o objeto ou
fazer aproximações metódicas, sua capacidade de comparar,
de perguntar
(FREIRE, 1996, p. 85).
METODOLOGIA
Como metodologia temos nos amparado especial-
mente no texto “Educação ambiental numa perspectiva
Freireana: fundamentos e aplicação” (SAITO, FIGUEIREDO
E VARGAS,2014) que entre outras contribuições afirmam o
caráter necessário da pesquisa em moldes freireanos onde
assumimos o compromisso político de optar por políticas
de investigação engajada com e para os desfavorecidos da
sociedade moderna. Ou seja, fazemos uma opção por pes-
quisas científicas comprometidas com os oprimidos e com
projetos de superação da opressão (p.71).
Por isso compreender a educação ambiental popular
está alicerçada em uma Pedagogia com um projeto de so-
ciedade comprometido com um projeto de sociedade plu-
ral, que respeite a diferença e lute pela sustentabilidade e
a dignidades pois para amar a terra, a casa do homem, é,
preciso amar, antes de tudo o homem: toda pessoa humana
(ANDREOLA, 2013, p.131).
A obra os Paradigmas Metodológicos em Educação
Ambiental (SAITO, 2014) encontramos um modelo metodo-