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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

mentação prática, o desenvolvimento sustentável

continua basicamente atrelado a um desempenho

técnico, dentro das regras do jogo do sistema de

mercado capitalista,

sem atingir nem questionar

as relações de propriedade e apropriação capi-

talistas

, que geram pobreza, diferenciação social e

injustiça (102 grifos meus)

Precisamos urgentemente compreender e agir com

outras epistemologias que comportem a superação do ca-

ráter binário da ciência, que permitam romper e ampliar ou-

tras fronteiras, pois

a construção ou a produção do conheci-

mento do objeto implica o exercício da curiosidade epistemo-

lógica, sua capacidade crítica de tomar distância do objeto, de

observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo, de “cercar” o objeto ou

fazer aproximações metódicas, sua capacidade de comparar,

de perguntar

(FREIRE, 1996, p. 85).

METODOLOGIA

Como metodologia temos nos amparado especial-

mente no texto “Educação ambiental numa perspectiva

Freireana: fundamentos e aplicação” (SAITO, FIGUEIREDO

E VARGAS,2014) que entre outras contribuições afirmam o

caráter necessário da pesquisa em moldes freireanos onde

assumimos o compromisso político de optar por políticas

de investigação engajada com e para os desfavorecidos da

sociedade moderna. Ou seja, fazemos uma opção por pes-

quisas científicas comprometidas com os oprimidos e com

projetos de superação da opressão (p.71).

Por isso compreender a educação ambiental popular

está alicerçada em uma Pedagogia com um projeto de so-

ciedade comprometido com um projeto de sociedade plu-

ral, que respeite a diferença e lute pela sustentabilidade e

a dignidades pois para amar a terra, a casa do homem, é,

preciso amar, antes de tudo o homem: toda pessoa humana

(ANDREOLA, 2013, p.131).

A obra os Paradigmas Metodológicos em Educação

Ambiental (SAITO, 2014) encontramos um modelo metodo-