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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
lógico que visa o rompimento da naturalização das relações
capitalistas. O Fluxograma com interconexões entre concei-
tos e processos do pensamento freireano coaduna com o
entendimento do que seja a sustentabilidade social:
Fig. 02 - Saito, Figueiredo e Vargas (2014:73)
A seguinte passagem da obra explica o que acima
expomos:
Disso decorre que o ponto de partida é a relação
ser humano–mundo contextualizado historicamen-
te e datado. E o que se investiga não é o ser hu-
mano como objeto de pesquisa, e sim as relações
deste com seu pensamento, linguagem, sentimen-
tos, espiritualidade, coletividade e práticas sociais.
Assim reconhecemos nossa atenção para as rela-
ções HUMANO-MUNDO e HUMANO-HUMANO,
implícito na primeira (FIGUEIREDO, 2007-2012) e
apontando conexões entre a investigação temática,
o tema gerador e os atos limites (SAITO, FIGUEIRE-
DO E VARGAS, 2014:74).
Ou seja fazemos opções pessoais e profissionais na
luta em defesa dos incluídos e ainda excluídos! Somos Pre-
tos, pertencentes a comunidades pobres, filhos da escola