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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Os problemas ambientais estão nitidamente demar-

cados pelo tensionamento da lógica proletária e a lógica

burguesa.. Vivemos o confronto do cerceamento de direi-

tos conquistados pela população em busca de estratégias

políticas de governabilidade e não bastasse o panorama

conjuntural na atualidade, as visíveis articulações do patro-

nado brasileiro em todas as áreas que incluem retrocessos

na área ambiental e educacional vislumbra-se um panorama

de aumento dos problemas socioambientais cujas a lógica

do mercado é imperativa e a mídia brasileira convence pau-

latinamente seus expectadores acerca do milagre do agro-

negócio.

Acredito que as problematizações acerca das Susten-

tabilidades vivenciadas no curso em Maldonado – Uruguay

traz a necessidade de re-organizar as estratégias acerca da

Educação Ambiental Popular especialmente na considera-

ção ao propósito produção sempre foi a satisfação das ne-

cessidades sociais, que no sistema capitalista tem em sua

essência a ganância de produzir mais com menos em menos

tempo e a relação forçosa com a natureza externa na eco-

nomia capitalista.

A atuação na docência universitária e extensionista

nos faz crer que esta envergadura de compreender e produ-

zir conhecimentos em Educação Ambiental Popular reforça

nosso comprometimento com a Pedagogia Cosmocena (Pe-

reira, 2016).

Tal pedagogia, no campo das epistemologias ecológi-

cas, está em permanente construção e conectada a educa-

ção ambiental popular. Pois são os engenheiros que coman-

dam a ciência mas não são estes que dão conta das relações

sociais em suas múltiplas possibilidades, pois as implicações

ideológicas são expressões de uma sociedade, complexa,

contemporânea e sem respostas.

Foladori (2002) conclui em seu texto sobre avanços e

limites da sustentabilidade social que:

Conclui-se que, apesar dos importantes avanços

tanto no âmbito teórico quanto em sua imple-