XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
pública, ativistas de movimentos sociais no campo e na cida-
de, educadores e servidores públicos, requisitos que geral-
mente não são considerados num referencial metodológico
ou metodologia, mas que fazemos questão de manifestar.
ANÁLISES PRELIMINARES OU RESULTADOS
Ao realizar o curso no Uruguai percebi que a aproxi-
mação de nossas realidades estão conectadas ao modelo de
exploração capitalista em sincronia. Aqui enquanto o aquí-
fero Guarani é leiloado a multinacionais no Uruguai a popu-
lação luta contra a
lei del rieglo
que também visa privatizar
os lençóis freáticos do país vizinho.
Neste processo o Grupo de Estudos sobre Fundamen-
tos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP) investiga
fortemente as relações de resistência nos espaços de for-
mação e temos na Ecologia Cosmocena a inspiração para os
apontamentos acerca da Pedagogia Cosmocena e educação
Ambiental Popular. Queremos nestes princípios o desenho
inicial para compreender sua densidade como fundamento
nas relações educativo-ambientais formais e informais na
interface universidade e sociedade.
Para finalizar, vale ainda dizer, que acreditamos que o
poder de transformar está nos homens e torna-se visível na
sua incansável busca pela liberdade. E é neste sentido, que o
pensar e o agir de maneira crítica, viabiliza o aparecimento
de um novo tempo na educação, capaz de potencializar a
emancipação dos homens.
REFERÊNCIAS
ANDREOLA, B. Dimensões antropológicas e ontológicas da
opressão. In: PEREIRA, V., DIAS, J. R. de L. e ALVAREN-
GA, B. T. (Orgs.)
Educação Popular e a Pedagogia
da Contramarcha
: uma homenagem a Gomercindo
Ghiggi. Passo Fundo: Méritos, 2013.
BRASIL. Constituição Federal da República, 1988.