Table of Contents Table of Contents
Previous Page  865 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 865 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

865

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

pública, ativistas de movimentos sociais no campo e na cida-

de, educadores e servidores públicos, requisitos que geral-

mente não são considerados num referencial metodológico

ou metodologia, mas que fazemos questão de manifestar.

ANÁLISES PRELIMINARES OU RESULTADOS

Ao realizar o curso no Uruguai percebi que a aproxi-

mação de nossas realidades estão conectadas ao modelo de

exploração capitalista em sincronia. Aqui enquanto o aquí-

fero Guarani é leiloado a multinacionais no Uruguai a popu-

lação luta contra a

lei del rieglo

que também visa privatizar

os lençóis freáticos do país vizinho.

Neste processo o Grupo de Estudos sobre Fundamen-

tos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP) investiga

fortemente as relações de resistência nos espaços de for-

mação e temos na Ecologia Cosmocena a inspiração para os

apontamentos acerca da Pedagogia Cosmocena e educação

Ambiental Popular. Queremos nestes princípios o desenho

inicial para compreender sua densidade como fundamento

nas relações educativo-ambientais formais e informais na

interface universidade e sociedade.

Para finalizar, vale ainda dizer, que acreditamos que o

poder de transformar está nos homens e torna-se visível na

sua incansável busca pela liberdade. E é neste sentido, que o

pensar e o agir de maneira crítica, viabiliza o aparecimento

de um novo tempo na educação, capaz de potencializar a

emancipação dos homens.

REFERÊNCIAS

ANDREOLA, B. Dimensões antropológicas e ontológicas da

opressão. In: PEREIRA, V., DIAS, J. R. de L. e ALVAREN-

GA, B. T. (Orgs.)

Educação Popular e a Pedagogia

da Contramarcha

: uma homenagem a Gomercindo

Ghiggi. Passo Fundo: Méritos, 2013.

BRASIL. Constituição Federal da República, 1988.