XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Nascimento (2002, p. 271, citado por STRECK, 2017)
indaga:
Como poderíamos chamar as ciências humanas,
históricas - etnologia, economia, história, antro-
pologia, sociologia, psicologia e outras - nasci-
das, cultivadas e definidas para povos e contextos
socioeconômicos diferentes, prestar útil e eficaz
colaboração ao conhecimento do negro, sua rea-
lidade existencial, seus problemas e aspirações e
projetos? Seria a ciência social elaborada na Eu-
ropa ou nos Estados Unidos tão universal em sua
aplicação? Os povos negros conhecem na própria
carne a falaciosidade do universalismo e da isen-
ção dessa “ciência”.
Ao analisar a conjuntura, questiona-se a abrangência
das pesquisas e inovações tecnológicas em relação às ne-
cessidades e à realidade das minorias em áreas científicas.
Existem iniciativas que buscam reduzir a falta de si-
metria entre o desenvolvimento tecnológico e a sociedade,
propondo ambientes de estudo e de pesquisa mais equili-
brados, respeitosos e inclusivos. A Universidade de Brown
propõe a mudança de políticas internas consideradas discri-
minatórias e o investimento em programas voltados a mi-
norias. Há também ferramentas
online
, como o
Computer
Science Unplugged
4
, um conjunto de atividades que facilitam
o aprendizado de conceitos computacionais sem a necessi-
dade de materiais e recursos tecnológicos, e a Udacity
5
, uma
universidade à distância que oferece cursos por um custo
mais acessível que outras instituições do mercado. Apesar
de pertinentes, essas ferramentas não foram desenvolvidas
no Brasil e, segundo o site dessa universidade, seus objeti-
vos incluem ensinar e capacitar profissionais de acordo com
as necessidades das empresas. Visto isso, traçou-se uma re-
lação entre o quadro atual e o que Freire (1996) escreveu em
Pedagogia da Autonomia:
4
https://csunplugged.org/en/5
https://br.udacity.com/