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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Nascimento (2002, p. 271, citado por STRECK, 2017)

indaga:

Como poderíamos chamar as ciências humanas,

históricas - etnologia, economia, história, antro-

pologia, sociologia, psicologia e outras - nasci-

das, cultivadas e definidas para povos e contextos

socioeconômicos diferentes, prestar útil e eficaz

colaboração ao conhecimento do negro, sua rea-

lidade existencial, seus problemas e aspirações e

projetos? Seria a ciência social elaborada na Eu-

ropa ou nos Estados Unidos tão universal em sua

aplicação? Os povos negros conhecem na própria

carne a falaciosidade do universalismo e da isen-

ção dessa “ciência”.

Ao analisar a conjuntura, questiona-se a abrangência

das pesquisas e inovações tecnológicas em relação às ne-

cessidades e à realidade das minorias em áreas científicas.

Existem iniciativas que buscam reduzir a falta de si-

metria entre o desenvolvimento tecnológico e a sociedade,

propondo ambientes de estudo e de pesquisa mais equili-

brados, respeitosos e inclusivos. A Universidade de Brown

propõe a mudança de políticas internas consideradas discri-

minatórias e o investimento em programas voltados a mi-

norias. Há também ferramentas

online

, como o

Computer

Science Unplugged

4

, um conjunto de atividades que facilitam

o aprendizado de conceitos computacionais sem a necessi-

dade de materiais e recursos tecnológicos, e a Udacity

5

, uma

universidade à distância que oferece cursos por um custo

mais acessível que outras instituições do mercado. Apesar

de pertinentes, essas ferramentas não foram desenvolvidas

no Brasil e, segundo o site dessa universidade, seus objeti-

vos incluem ensinar e capacitar profissionais de acordo com

as necessidades das empresas. Visto isso, traçou-se uma re-

lação entre o quadro atual e o que Freire (1996) escreveu em

Pedagogia da Autonomia:

4

https://csunplugged.org/en/

5

https://br.udacity.com/