872
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
universaliza-se um dado do sistema capitalista e um
instante da vida produtiva de certas economias ca-
pitalistas hegemônicas como se o Brasil, o México,
a Argentina devessem participar da globalização da
economia da mesma forma que os Estados Unidos,
a Alemanha, o Japão.
Em vez de aceitar a realidade ditada por uma minoria
econômica situada no Vale do Silício, a qual é pertinente
para seus interesses políticos e econômicos, têm-se o dever
de mudar esse quadro, uma vez que “o mundo não é; está
sendo” (FREIRE, 1996).
Assim, destaca-se o Comitê para a Democratização
da Informática (CDI), fundado em 1995 no Brasil (WARS-
CHAUER, 2004). Inicialmente, seu objetivo era a inclusão
digital de grupos marginalizados, tendo como referência o
educador Paulo Freire (OLIVEIRA, 2011). Embora tenha sido
descrito como um projeto social que promove a conscien-
tização e a transformação social, o CDI apresenta parcerias
privadas e métodos voltados ao mercado, como o estímulo
ao empreendedorismo.
METODOLOGIA
O levantamento de referencial teórico será o primeiro
método para a análise da temática proposta. Este estudo fo-
cará nas melhores abordagens voltadas às políticas de edu-
cação para minorias e ao ensino da computação. A partir
disso, seria necessária uma investigação da atual relação da
população no âmbito tecnológico.
Essa análise utilizará técnicas de pesquisa para coletar
dados que evidenciem o atual cenário estudado, bem como
a dimensão do problema e de suas possíveis soluções. Com
isso, o desenvolvimento do projeto será validado e testado
com a participação crítica das partes interessadas.
ANÁLISE
Como diz Santos (2007, p. 19, apud, STRECK, 2017):
“
nossas grandes teorias das ciências sociais foram produzi-