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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

vez que “o círculo de cultura dispõe as pessoas ao redor de

uma “roda de pessoas”, em que visivelmente ninguém ocu-

pa um lugar proeminente” (BRANDÃO, 2010, p. 69). Dessa

forma,

No círculo de cultura, a rigor, não se ensina, apren-

de-se em “reciprocidade de consciências”; não há

professor, há um coordenador, que tem por fun-

ção dar as informações solicitadas pelos respecti-

vos participantes e propiciar condições favoráveis

à dinâmica do grupo, reduzindo ao mínimo sua

intervenção direta no curso do diálogo (FREIRE,

1987, p. 06).

Além disso, o potencial formativo da interação pro-

posta na pesquisa também se associa à definição de Círculos

de Cultura elaborada por Brandão (2010), à luz da perspec-

tiva freireana:

No círculo de cultura o diálogo deixa de ser uma

simples metodologia ou uma técnica de ação gru-

pal e passa a ser a própria diretriz de uma experiên-

cia didática centrada no suposto de que aprender

é aprender a “dizer a sua palavra”. Desta maneira

podem ser sintetizados os fundamentos dos círcu-

los de cultura (p. 69).

Os grupos focais se apresentam como possibilidade

metodológica quando não se pretende recorrer à entre-

vista convencional para coletas de dados em investigações

de cunho qualitativo, com benefício: “que eles não somen-

te permitem análises de declarações e relatos sobre expe-

riências e eventos, mas também do contexto interacional

em que essas declarações e esses relatos são produzidos”

(FLICK, 2009, p. 17).

O grupo focal é um método utilizado com grupos

de pessoas que passaram por uma experiência específica.

Nesse sentido, destaca-se a valorização da auto expressão,

constantemente proferida por Freire (1987), ao afirmar que

“com a palavra, o homem se faz homem. Ao dizer a sua pa-