878
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
lavra, pois, o homem assume conscientemente sua essen-
cial condição humana” (p. 13). Dessa forma, muito mais do
que um mecanismo de coleta de dados, o grupo focal é,
potencialmente, um espaço de reflexão, reconhecimento de
saberes construídos e ação em torno da aprendizagem da
docência.
ANÁLISE E RESULTADOS
Foram propostos e realizados dois grupos focais vol-
tados aos educadores em atividade no projeto em 2016.
Os registros disponibilizados pela Coordenação Executiva
continham 119 indivíduos até julho e, conforme dinâmi-
ca de ingresso e saída de educadores e reestruturação de
equipes ao longo do ano, no momento de realização dos
encontros havia 107 educadores em atividade. Destes, um
grupo de seis participou dos grupos focais. Cabe desta-
car que a investigação realizada é de natureza qualitativa
e este tipo de pesquisa está centrado no aprofundamento
da compreensão sobre determinado grupo social, e não
na sua representatividade numérica (SILVEIRA; CÓRDOVA,
2009, p. 31).
Os dados compilados e analisados indicaram a exis-
tência de uma relação de complementaridade, exercida pelo
PUPA em relação aos cursos superiores aos quais os educa-
dores estão vinculados, não se limitando aos cursos de licen-
ciatura. Durante a realização da pesquisa foram produzidos
dois documentos decorrentes do diagnóstico empreendido
pela investigação e que podem ou não ser adotados pelo
projeto, que são: Plano de Atividades de Práticas e Parecer
de Atividades para o PUPA, voltados à busca do reconheci-
mento do Pré-Universitário Popular Alternativa como agen-
te complementar na formação inicial para a docência junto
aos cursos de Licenciatura da UFSM.
Palavras-chave:
Educação Popular. Círculos de cultura. Pau-
lo Freire. Cursinhos Populares.