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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de ser popular, seguindo viés freireano e está ligado à Uni-

versidade Federal de Santa Maria como projeto de extensão

vinculado desde sua origem (ano 2000) à Pró-Reitoria de

Extensão.

OBJETIVOS

O objetivo geral da pesquisa em questão foi com-

preender a articulação entre a educação não formal e a edu-

cação formal na relação entre o PUPA e cursos superiores,

em especial os de licenciatura, quanto à formação inicial

para a docência dos educadores, também estudantes uni-

versitários que atuam no projeto. Tal compreensão poderia

motivar um acolhimento diferenciado por projeto pela insti-

tuição à qual se vincula, a UFSM, através do reconhecimen-

to de seu potencial formativo para os educadores que nele

atuam, uma vez que há um predomínio de professores em

formação no grupo de educadores do PUPA.

REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO

Realizou-se uma análise das principais políticas de for-

mação de professores no Brasil, em Saviani (2009) e na le-

gislação; bem como das bases teóricas e metodológicas da

educação não formal e da educação popular, com base em

Freire (1987), Streck (2010), Zitkoski (2011) e Gohn (2006);

sua vinculação com os movimentos sociais e o surgimento

dos cursos pré-vestibulares populares, Zago (2008) e Perei-

ra (2007). Também foi realizada uma ampla apresentação,

descrição e caracterização do Pré-Universitário Popular Al-

ternativa, desde o início de suas atividades no ano 2000. Na

investigação, definida como pesquisa qualitativa, foi utiliza-

da a técnica do grupo focal, voltada aos educadores que

atuavam no PUPA no período de realização da investigação

(2016), como principal fonte de coleta de dados, associada à

pesquisa bibliográfica.

A técnica do grupo focal foi adotada em função da

similaridade com os círculos de cultura, de Paulo Freire, uma