876
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de ser popular, seguindo viés freireano e está ligado à Uni-
versidade Federal de Santa Maria como projeto de extensão
vinculado desde sua origem (ano 2000) à Pró-Reitoria de
Extensão.
OBJETIVOS
O objetivo geral da pesquisa em questão foi com-
preender a articulação entre a educação não formal e a edu-
cação formal na relação entre o PUPA e cursos superiores,
em especial os de licenciatura, quanto à formação inicial
para a docência dos educadores, também estudantes uni-
versitários que atuam no projeto. Tal compreensão poderia
motivar um acolhimento diferenciado por projeto pela insti-
tuição à qual se vincula, a UFSM, através do reconhecimen-
to de seu potencial formativo para os educadores que nele
atuam, uma vez que há um predomínio de professores em
formação no grupo de educadores do PUPA.
REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO
Realizou-se uma análise das principais políticas de for-
mação de professores no Brasil, em Saviani (2009) e na le-
gislação; bem como das bases teóricas e metodológicas da
educação não formal e da educação popular, com base em
Freire (1987), Streck (2010), Zitkoski (2011) e Gohn (2006);
sua vinculação com os movimentos sociais e o surgimento
dos cursos pré-vestibulares populares, Zago (2008) e Perei-
ra (2007). Também foi realizada uma ampla apresentação,
descrição e caracterização do Pré-Universitário Popular Al-
ternativa, desde o início de suas atividades no ano 2000. Na
investigação, definida como pesquisa qualitativa, foi utiliza-
da a técnica do grupo focal, voltada aos educadores que
atuavam no PUPA no período de realização da investigação
(2016), como principal fonte de coleta de dados, associada à
pesquisa bibliográfica.
A técnica do grupo focal foi adotada em função da
similaridade com os círculos de cultura, de Paulo Freire, uma