882
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
frentar realidades percebidas com ‘inéditos viáveis’
à
práxis
educativa, aqui orientada pela relação educação física esco-
lar e educação popular.
Metodologia, método, procedimentos são termos que
exigem esclarecimentos de maneira a disponibilizar objeti-
vidade, coerência e rigor ao interagir com a prática pedagó-
gica. No início, entre os cartesianos, idealistas, espiritualistas
e mesmo os positivistas se utilizaram do ‘discurso’ “como
o manifesto das ideias claras e distintas e de um método
exemplar” (DESCARTES, 2002, p.7). Maneira com que Des-
cartes vai indicar a condição humana de “distinguir o verda-
deiro do falso” (Op.cit., pp.75-6), de atribuir razão à verdade
da ‘coisa’. Cria o método com a intenção de orientar esco-
lhas, situadas pelos ‘preceitos’ de “acolher como verdadeiro
somente aquilo que é evidente” (DESCARTES, 2002, p.17),
de “aceitar somente ideias claras e distintas, das quais não
se pode duvidar” (Op.cit., p.18), de “resolver os problemas
mediante análise” (Op.cit.6, p.20), de “resolver os problemas
com ordem, partindo dos mais fáceis e indo para os mais
complexos” (Op.cit., p.22), sistematizando os elementos da
análise de modo a “nada omitir” (Op.cit., p.24). O discurso,
com Descartes ganhou outra dimensão afastando-se das fa-
las desprovidas de rigorosidade metódica e transita criando
outro paradigma ao agir comunicativo orientado ao proces-
so de ensino-aprendizagem.
O método, assim disposto, indica a condição de divi-
dir para reagrupar, possibilitando a análise dos elementos e
retorno ao elemento modificado pela análise. O que implica,
na busca de solução de problemas, entender que o método
em si não se apresenta como a própria solução, mas como
instrumento para resolver problemas.
Com o passar do tempo, o ‘discurso do método’ ganha
força no interior das discussões pedagógicas, convertendo-se
no que ficou conhecida como Didática Magna. Instrumento
que vai delimitar organização, sistematização ao processo di-
dático-pedagógico. Emergem reflexões no em torno da sele-
ção de conteúdo, da elaboração de objetivos comportamen-