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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

frentar realidades percebidas com ‘inéditos viáveis’

à

práxis

educativa, aqui orientada pela relação educação física esco-

lar e educação popular.

Metodologia, método, procedimentos são termos que

exigem esclarecimentos de maneira a disponibilizar objeti-

vidade, coerência e rigor ao interagir com a prática pedagó-

gica. No início, entre os cartesianos, idealistas, espiritualistas

e mesmo os positivistas se utilizaram do ‘discurso’ “como

o manifesto das ideias claras e distintas e de um método

exemplar” (DESCARTES, 2002, p.7). Maneira com que Des-

cartes vai indicar a condição humana de “distinguir o verda-

deiro do falso” (Op.cit., pp.75-6), de atribuir razão à verdade

da ‘coisa’. Cria o método com a intenção de orientar esco-

lhas, situadas pelos ‘preceitos’ de “acolher como verdadeiro

somente aquilo que é evidente” (DESCARTES, 2002, p.17),

de “aceitar somente ideias claras e distintas, das quais não

se pode duvidar” (Op.cit., p.18), de “resolver os problemas

mediante análise” (Op.cit.6, p.20), de “resolver os problemas

com ordem, partindo dos mais fáceis e indo para os mais

complexos” (Op.cit., p.22), sistematizando os elementos da

análise de modo a “nada omitir” (Op.cit., p.24). O discurso,

com Descartes ganhou outra dimensão afastando-se das fa-

las desprovidas de rigorosidade metódica e transita criando

outro paradigma ao agir comunicativo orientado ao proces-

so de ensino-aprendizagem.

O método, assim disposto, indica a condição de divi-

dir para reagrupar, possibilitando a análise dos elementos e

retorno ao elemento modificado pela análise. O que implica,

na busca de solução de problemas, entender que o método

em si não se apresenta como a própria solução, mas como

instrumento para resolver problemas.

Com o passar do tempo, o ‘discurso do método’ ganha

força no interior das discussões pedagógicas, convertendo-se

no que ficou conhecida como Didática Magna. Instrumento

que vai delimitar organização, sistematização ao processo di-

dático-pedagógico. Emergem reflexões no em torno da sele-

ção de conteúdo, da elaboração de objetivos comportamen-