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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Houve tempo em que, distante das reflexões pedagó-

gicas, estando na escola, educação física se apresentava mais

como atividade centrada na prática, no fazer desprovido do

pensar científico, afirmando-se no exercício do movimento

humano. Neste sentido, pode-se especular sobre o estado

aparente dedicado à educação física no contexto escolar.

Algo mais próximo da pseuconcreticidade pedagógica, cer-

to ‘apêndice’ da educação do que a ação de transitar com

argumentação explicativa de seu universo teórico-filosófico,

lhe atribuindo valor científico.

Sob o olhar das metodologias de ensino, aqueles em

que se torna exigência a compreensão das teorias, da dimen-

são filosófica que delimita significados às escolhas no proces-

so de tomada de decisão didático-pedagógica, a educação

física precisa se afirmar no campo das teorias de aprendiza-

gem, de maneira a interagir com a unidade teórico-filosófica,

lhe atribuindo

status

epistemológico de educação. É neste

processo de recriação do significado da educação física que

‘círculo de cultura’ se expressa enquanto ‘situação limite’ cujo

‘inédito viável’, mediado por educação popular, possibilita

outro movimento às práticas pedagógicas.

De um lado a educação física escolar encontra-se de-

limitada por argumentos das teorias que explicam apren-

dizagem fundamentada nos exercícios de memorização à

longo prazo (MOSSTON e ASHWORTH, 1990), de outro,

a prática pedagógica tem sido situada por reflexões de-

safiando a descoberta convergente ou orientada (Op.cit.,

1990). No entanto, com os avanços das contribuições da

psicologia à educação, educação física escolar vai ser in-

fluenciada por outros pressupostos, estes que instigam

aprendizagem mediada por resolução de problemas de

maneira criativa (pensamento divergente para Jean P. Guil-

ford, 1977) e dialética.

Com Paulo Freire é possível especular a prática peda-

gógica em educação física condicionada por elementos da

educação bancária e, em sentido dialético aqueles mediados

por educação problematizadora, libertadora. Neste artigo a