XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
887
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Houve tempo em que, distante das reflexões pedagó-
gicas, estando na escola, educação física se apresentava mais
como atividade centrada na prática, no fazer desprovido do
pensar científico, afirmando-se no exercício do movimento
humano. Neste sentido, pode-se especular sobre o estado
aparente dedicado à educação física no contexto escolar.
Algo mais próximo da pseuconcreticidade pedagógica, cer-
to ‘apêndice’ da educação do que a ação de transitar com
argumentação explicativa de seu universo teórico-filosófico,
lhe atribuindo valor científico.
Sob o olhar das metodologias de ensino, aqueles em
que se torna exigência a compreensão das teorias, da dimen-
são filosófica que delimita significados às escolhas no proces-
so de tomada de decisão didático-pedagógica, a educação
física precisa se afirmar no campo das teorias de aprendiza-
gem, de maneira a interagir com a unidade teórico-filosófica,
lhe atribuindo
status
epistemológico de educação. É neste
processo de recriação do significado da educação física que
‘círculo de cultura’ se expressa enquanto ‘situação limite’ cujo
‘inédito viável’, mediado por educação popular, possibilita
outro movimento às práticas pedagógicas.
De um lado a educação física escolar encontra-se de-
limitada por argumentos das teorias que explicam apren-
dizagem fundamentada nos exercícios de memorização à
longo prazo (MOSSTON e ASHWORTH, 1990), de outro,
a prática pedagógica tem sido situada por reflexões de-
safiando a descoberta convergente ou orientada (Op.cit.,
1990). No entanto, com os avanços das contribuições da
psicologia à educação, educação física escolar vai ser in-
fluenciada por outros pressupostos, estes que instigam
aprendizagem mediada por resolução de problemas de
maneira criativa (pensamento divergente para Jean P. Guil-
ford, 1977) e dialética.
Com Paulo Freire é possível especular a prática peda-
gógica em educação física condicionada por elementos da
educação bancária e, em sentido dialético aqueles mediados
por educação problematizadora, libertadora. Neste artigo a